Setembro Amarelo propõe reflexão sobre hiperconexão e implicações para saúde mental

Programação contará com rodas de conversa e lives

Publicada em 25/09/2020 Atualizada há 12 meses

A campanha multicampi do Setembro Amarelo no IFRN terá sua última semana. Após um período com diversas atividades, realizadas a partir da iniciativa do Grupo de Psicólogos com o Comitê COVID-19 do IFRN, a campanha proporcionou o compartilhamento de informações a favor do desenvolvimento de estratégias de enfrentamento aos desafios da vida.

Participaram dos eventos do mês psicólogos do instituto e profissionais de diversas áreas, como educação física, nutrição, fisioterapia e terapias alternativas. Com várias temáticas e abordagens interdisciplinares, as rodas de conversa, bem como as lives e aulas transmitidas, deram luz a assuntos como meditação, isolamento social, ansiedade, inteligência emocional, autocuidado, yoga e aromaterapia. Toda programação foi realizada virtualmente e, em sua maioria, transmitida publicamente através dos canais oficiais do instituto.

“Interconexões e desconexões na saúde mental em educação”

Finalizando a programação do mês, a próxima semana inicia com um convite voltado à comunidade de técnico-administrativos e docentes. A Roda de conversa “Interconexões e desconexões na saúde mental em educação” traz a proposta de abordar o paradoxo da hiperconexão e a necessidade do ensino remoto e/ou híbrido no contexto da pandemia, levando em consideração as implicações que esses fatores podem trazer para a saúde mental dos estudantes, professores e usuários em geral do ensino remoto. A roda de conversa terá a participação de Rossana Rameh, psicóloga do IFPE, e mediação de Emanuelle Souza, psicóloga do Campus Natal-Central do IFRN. Para Emanuelle, a proposta visa possibilitar a reflexão sobre como a hiperconexão pode resultar em interconexões, com ações coletivas de fortalecimento, mas também em desconexões, com cisões e afastamentos não-saudáveis do educador/usuário consigo mesmo e com o meio social. A discussão proposta é um chamado à reflexão sobre como as pessoas podem estar conectadas de maneira saudável e fortalecedora. Para participar dessa atividade, é necessário se inscrever através do link http://abre.ai/setembroamareloifrn.

A programação da campanha seguirá ainda com mais atividades até o dia 30 de setembro.

PROGRAMAÇÃO SETEMBRO AMARELO
(28 a 30 de setembro)

28/09 - SEGUNDA-FEIRA

Roda de conversa - "Interconexões e desconexões na saúde mental em educação" (15h)