EXPOTEC

Semanas da Engenharia Civil e da Mineração marcam terceiro dia da Expotec

Eventos envolvem palestras, workshops, rodas de conversas, gincana dentre outras atividades

Publicada em 10/11/2022 Atualizada há 1 ano

Está acontecendo, durante a edição 2022 da Expotec, as semanas de Engenharia Civil e de Mineração. As atividades envolvem palestras, workshops, mesas-redondas e tour pela Diacon.

A quarta-feira de Expotec iniciou com as finais dos Jogos Eletrônicos do IFRN (JEDI), laboratório sobre planejamento urbano e palestra sobre o bairro da Ribeira como patrimônio cultural de Natal. Além disso, o terceiro dia do evento contou com concurso geek, oficina de sabão, rodas de conversa, apresentação de seminários dos grupos de pesquisa do CNAT e exposição do I Cine-forum Hispano do curso de Licenciatura em Letras Espanhol.

O professor Jonas Lemos, diretor-geral do CNAT, destaca as finalidades do evento "Primeiramente, é uma oportunidade de nós, como servidores, nos conhecermos, e das 5 diretorias acadêmicas conversarem entre si e poderem ver aquilo que está sendo realizado. Outro viés, seria mostrar à comunidade o que o Campus Natal-Central tem produzido na área da tecnologia".

A Diretoria Acadêmica de Construção Civil (Diacon) está realizando, durante a exposição, a 1ª Semana de Engenharia Civil do IFRN. A programação tem contado, até o momento, com diversas palestras sobre a profissão, minicursos e workshops. Além disso, tem sido realizado um tour pelos espaços técnicos da Diacon. A professora Maria Cleide Oliveira, coordenadora do Neppcon (Núcleo de Extensão e Prática Profissional da Diacon), destaca a importância do evento dentro da programação da Expotec "É uma oportunidade do aluno ampliar sua visão, ter a oportunidade de vislumbrar novos horizontes e possibilidades de atuação dentro de sua área". Cleide pontua, ainda, que as atividades podem ser um diferencial para os discentes que efetivamente se engajarem em absorver os conhecimentos disponibilizados.

Gabriel Xavier, aluno do curso de Engenharia Civil, conta sobre sua primeira participação no evento "Está sendo uma experiência maravilhosa. O IF é uma instituição que estou amando fazer parte, que promove muito a educação, a ciência, a arte e a integração, tanto do público interno como externo ao campus, o que eu acho muito importante".

Está havendo, também, a Semana de Mineração, que traz como tema central "Construindo novos horizontes para o setor mineral". O evento consta de palestras, minicursos, oficinas, mesas redondas, exposição, rodas de conversas, gincana e muito mais. O LT2M (Laboratório de Tecnologia Mineral e Materiais) tem marcado presença no evento com um stand, onde estão sendo apresentados os trabalhos das artes com cerâmicas e pesquisas científicas realizadas no campus

Todos os dias do evento têm contado com atrações musicais, apresentação de trabalhos, exposição do mapa gigante de Natal e de estandes. Além disso, estão sendo carimbados passaportes em cada visita dos participantes que possibilitam sorteios de brindes.

Acesse:

Programação da Expotec