Semana Pedagógica abre ano letivo do campus

Publicada em 12/04/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Na manhã destaquinta-feira (12), no auditório do Campus Natal Central (CNAT), a Reitoria do IFRNrealizou a abertura do ano letivo, com uma saudação especial a todos os diretores,professores e servidores dos Campi integrados por videoconferência. Durante o evento, o Reitor Belchior de Oliveira Rocha ressaltou a missão do educador: "Como educadores que somos, precisamos ter um olhar atento não apenas para a formação profissional e sim também para a formação cidadã. Temos verdadeiros diamantes que precisam ser descobertos e lapidados".

O Diretor do Campus Natal Central, José Arnóbio de Araújo Filho lembrou todos os desafios que aguardam a nova gestão: "Uma saudação especial ao companheiro Lerson em nome do qual eu saúdo todos os diretores. Sabemos dos desafios que temos pela frente, mas esse Campus aqui tem uma história, um grupo de professores e servidores administrativos extremamente comprometidos. Bom dia a todos e um ótimo recomeço de ano".

mesa tematica.JPG

Posteriormente, a solenidade continuou com a abertura da mesa temática “Trajetória da Educação Profissional no Brasil e no Rio Grandedo Norte: Cenários, Dualidades e Compromissos”, composta pelos professores AnaCatharina da Costa Dantas, Sérgio Luiz Bezerra Trindade, Dante Henrique Moura e José Yvan PereiraLeite.

Após a programaçãosistêmica, promovida pela Reitoria, o Campus Natal Central reiniciou as suasatividades letivas com a abertura da semana pedagógica. Às 14h30, noauditório, houve a apresentação cultural dos professores de arte RoderickFonseca e Ana Judite, que acolheram o público com peças ao piano e violino.

DSC_0060.JPG

Logo, a mesafoi composta pelo professor José Arnóbio de Araújo Filho, Diretor Geral doCampus Natal Central, Tânia Costa, Diretora de Ensino, Samir Cristino, Diretorde Pesquisa e Luiz Soares, Diretor de Extensão, que explanaram sobre osdesafios e ações do Campus para o ano de 2012.

Naoportunidade, o Diretor Geral expôs algumas mudanças que serão adicionadas e/ouaperfeiçoadas na atual gestão, tais como: a formação de uma comissão paratrabalhar na elaboração do novo layout das salas de aulas, a fim de melhorar aergonomia de alunos e professores; a formação de uma comissão para atuar na elaboração do Plano Diretor do campus; a recriação dos conselhos escolares e um projeto dequalidade de vida para os servidores.

Outro destaquereforçado por todos os diretores foi o planejamento, que deve incentivar ocampus a ser visto como um todo, no qual todas as ações devem estarinterligadas, como comparou a professora Tânia Costa ao ler a lenda da PedraZen, do Jardim de Kyoto.

Feitos ospronunciamentos, o último momento da abertura foi a entrega das medalhas aosrecém-aposentados do Campus Natal Central – Antonio Augusto Macarthy e Kátia Correia Torres - iniciativa até então feita pelaReitoria do IFRN, mas que a atual gestão decidiu adotar com o objetivo dereconhecer o trabalho dos servidores lotados nesta unidade de ensino. Emseguida, foram apresentados à comunidade os mais novos servidores do quadroinstitucional do CNAT.

A aberturaterminou com um coffee break oferecido aos participantes. Após o lanche,tiveram início as reuniões pedagógicas e administrativas nas própriasDiretorias Acadêmicas.