Aulas remotas

"Semana de Ambientação para docentes e demais servidores" capacita servidores para aulas remotas

Aulas remotas, calendário acadêmico e auxílios estão entre os temas do evento

Publicada em 18/09/2020 Atualizada há 12 meses

De 21 a 25 de setembro de 2020, vai acontecer a "Semana de ambientação para docentes e demais servidores" do Campus Natal-Central do IFRN. Na programação, que ocorrerá virtualmente, haverá lives sobre temas relacionados ao início das atividades acadêmicas remotas.

No dia 21, acontecerão o acolhimento aos servidores, com informações gerais, e uma abertura, às 9h, mediada pelo diretor do Campus Natal-Central, professor Jonas Lemos. Na ocasião, serão tratados assuntos como calendário acadêmico, plano de retomada das atividades acadêmicas e auxílios de inclusão digital para discentes. A partir das 14h, ocorrerá uma palestra com o tema "Orientações sobre o uso da internet e suas implicações legais no contexto do trabalho remoto", com os professores Rafael Laffitte Fernandes e Rocco Antonio Rangel, mediada pelo docente Pablo Capistrano.

Já na terça-feira, 22 de setembro, das 08h30 às 10h, as diretorias acadêmicas DIATINF, DIACIN e DIAREN vão promover, na sala virtual 01, a live "Acompanhamento dos alunos com Necessidades Educativas Específicas no ensino remoto", com a professora Vanessa Gosson e mediação de Érica Luana Galvão e Patrícia Danielle Falcão. Das 10h30 às 12h, na sala virtual 02, as diretorias acadêmicas DIACON e DIAC realizarão a palestra "Acompanhamento dos alunos com Necessidades Educativas Específicas no ensino remoto", com a docente Vanessa Gosson e participação das mediadoras Amélia Cristina Reis  e Nina Maria de Sousa. No turno vespertino, das 15h às 17h, haverá reunião entre os Coordenadores de Curso, ETEP e Diretoria de Ensino, com mediação do professor Plácido de Souza.

Na quarta-feira, das 08h às 10h, na sala virtual 03, haverá o minicurso "Uso da plataforma Teams", com os professores Rodrigo Ronner e Pedro Henrique Xavier, do Campus Mossoró, e mediação de Diderot Sampaio. Na sala virtual 04, das 10h30 às 12h30, ocorrerá a capacitação "Uso da plataforma Google Classroom", ministrada pelo professor Fellipe Araújo Aleixo, do Campus Natal-Central,  mediada pelo professor Diderot Sampaio.

No dia 24 de setembro, quinta-feira, das 08h às 10h, será a vez do minicurso "Uso da plataforma Moodle", com o docente Thiago Medeiros Barros, do Campus Zona Leste, e mediação do professor Allyson Amílcar, na sala virtual 05.  Das 10h30min às 12h30min, haverá o curso "Apresentação/Introdução de aplicativos e ferramentas de interação", com o professor Jassio Pereira de Medeiros e mediação do Profº Leonardo Minora. À tarde, das 14h às 17h, o tema será "Planejamento de ensino em grupo e elaboração de material didático", através de link a ser enviado pela diretoria acadêmica.

No encerramento do evento, no dia 25 de setembro, das 08h às 10h, haverá a palestra "Estratégias de aprendizagem em metodologias ativas no contexto do ensino remoto", na sala virtual 07, com o professor Thiago Medeiros, do Campus Zona Leste, cuja mediadora será a docente Lenir Fernandes. Para finalizar, das 14h às 17h, será a vez da live "Planejamento de ensino em grupo e elaboração de material didático". Acesse a programação completa para conferir mais informações.