Semana da água

Semana da Água: lições precisam ficar

Uso racional da água é crucial para evitar a falta

Publicada em 01/04/2020 Atualizada há 1 ano

Em tempos de pandemia, a rotina de alunos, professores e técnicos administrativos, assim como de toda a sociedade, foi alterada. Com isso, muitos eventos foram suspensos ou cancelados, devido à interrupção das aulas. Foi exatamente o que aconteceu com a “Semana da Água”, evento que previa diversas ações dos alunos e professores do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, em parceria com diversos órgãos, inclusive com a CAERN, IGARN, entre outros.

Mas o cancelamento não desanimou a aluna Lana Alves. Criativa e consciente da importância de valorizar a água, a estudante se organizou junto com os colegas de curso, para realizar ações virtuais para a “Semana da Água”: “Pra mim foi muito gratificante saber que as pessoas estavam interressadas no assunto e poder levar um pouco do conhecimento que estamos adquirindo no curso. E esse evento online deixou a mim e a turma mais empolgados pra um evento presencial, onde poderemos organizar uma melhor estrutura e passar cada vez mais conhecimentos”.

Os estudantes se organizaram e fizeram um instagram específico para a ocasião: “ O objetivo principal foi dar visibilidade à problemática da água, que vai além do que vemos, pois está introduzido também no que vestimos, no que comemos. Então, tentamos mostrar isso ao pessoal, através de textos, jogos e quiz”. Com a repercussão da iniciativa nas redes sociais, a sociedade teve a oportunidade de aprender e refletir sobre a importância da água: “As pessoas precisam ter um olhar mais crítico e verem que atitudes do cotidiano interferem significativamente na qualidade da água”.

Ações rotineiras que precisam ser repensadas, pois interferem diretamente na qualidade e na quantidade desse recurso natural tão precioso. Mais ainda em tempos de quarentena e combate ao Coronavírus.

Devido ao isolamento social, tão necessário para o achatamento da curva de transmissão do vírus COVID19, a sociedade potiguar corre o risco de sofrer com a falta de abastecimento de água.

De acordo com o professor Jean, coordenador do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, é preciso ter cuidado no uso doméstico da água, para não sobrecarregar o sistema: “Nessa época de uso intenso, a gente tem uma estimativa de estar com cerca de 50% a mais de uso, segundo o presidente da CAERN, isso vai muito além da capacidade normal do sistema. Então, além da questão de faltar a água, o sistema de saneamento pode colapsar. Por isso, precisamos de um uso mais comedido, tentar passar menos tempo no banho, controlar a água para lavagem de roupa. É um uso doméstico que a gente pode controlar”.

A “Semana da Água”, organizada online pelos alunos Lana Alves, Yuri Santos, Letícia Ferreira, David Fontes, Cecília Lima, Amália Sousa, Wesley de Andrade, Livia Balduíno, Paula Lima, Hellen Almeida, Jonathan Oliveira, Matheus Chaves, Ellen Freitas e Aurélio Antas, sob a supervisão do professor Jean, passou, mas as lições precisam permanecer.

Agora mais do que nunca, é preciso valorizar a água e utilizá-la de maneira racional, para que ela, tão necessária à sociedade, seja uma solução e não mais um problema a ser resolvido.
servidores