SEAC

SEAC integra secretarias das cinco diretorias acadêmicas do CNAT

Secretaria, que funciona nos três turnos, visa dar agilidade aos processos

Publicada em 18/11/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Juliana Sobral, coordenadora da Secretaria Acadêmica, realiza atendimento presencial no campus. Foto: Mariana Tavares

Criada para tornar o trabalho integrado e mais produtivo, a nova Secretaria Acadêmica (SEAC) engloba as secretarias acadêmicas vinculadas às diretorias acadêmicas do Campus Natal-Central do IFRN. Sob a responsabilidade da servidora Juliana Sobral, a iniciativa acontece para trazer benefícios à comunidade, na medida em que agiliza o encaminhamento e resolução de processos acadêmicos.

Com funcionamento nos turnos matutino, vespertino e noturno, a SEAC atende das 7h às 22h. Os atendimentos ocorrem tanto presencialmente quanto de maneira virtual, mediante chamados realizados por meio do SUAP. Para saber mais detalhes, confira na íntegra os detalhes sobre a Secretaria Acadêmica Única, na entrevista abaixo com a coordenadora Juliana Sobral:

- O que é a SEAC?

A SEAC é a nova secretaria acadêmica do IFRN, que uniu as cinco secretarias (SEACCI, SEACCON, SEACINF, SEACREN e SEACIND) das diretorias acadêmicas do campus. Ela será responsável por todos os procedimentos em relação aos alunos de cursos técnicos, superiores, formação inicial e continuada (FIC) e especialização do Campus Natal-Central, iniciando na efetivação da matrícula até o processo de solicitação do diploma.

- Qual o objetivo da criação da secretaria unificada?

A SEAC surgiu da necessidade de otimização dos processos de trabalho, fazendo surgir a necessidade de mudanças organizacionais, como o objetivo de integração das secretarias acadêmicas e uniformização dos atendimentos no Campus Natal-Central. Com o novo modelo, a Secretaria Acadêmica passa a ser uma central de serviços compartilhados, que funciona virtualmente e presencialmente, por meio da fusão de secretarias que antes realizavam as mesmas atividades separadamente.

- Como ela funciona, na prática? Quais as principais mudanças em relação a como era antes?

Os processos de trabalho são mais ágeis, visto que essa integração possibilita a unificação das rotinas dos servidores, que agora, somam esforços em uma única secretaria. E vejo isso como um dos principais pontos positivos, uma vez que essa integração permite maior produtividade para as demandas que surgirão, além da troca de experiências administrativas entre os membros da equipe.

A SEAC é composta por uma coordenação da secretaria acadêmica, uma secretaria acadêmica dos cursos técnicos e uma secretaria acadêmica dos cursos FIC e superiores. A equipe é composta por 11 servidores.

- Quais são os principais benefícios?

Para o aluno e para a sociedade, o principal ganho é a maior agilidade na prestação do serviço, já que o atendimento é compartilhado por vários servidores, o que diminui os prazos de solicitações e pedidos de informação. A comodidade é outro aspecto positivo porque as solicitações podem ocorrer virtualmente e o atendimento para os turnos da manhã, tarde e noite ocorrem das 7h às 22h. Dessa forma, com a volta às aulas, os alunos terão o atendimento virtual e presencial na nova sala da secretaria, que funcionará ao lado da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), na chamada curva do vento. Os atendimentos ocorrerão, virtualmente, por meio de chamados pelo SUAP.

Os contatos da secretaria são: e-mail seac.cnat@ifrn.edu.br ou telefones 4005-9839 e 4005-9968.