Você está aqui: Página Inicial / Campi / Natal - Central / Notícias / SBPC realiza em julho versão online de sua reunião anual
evento

SBPC realiza em julho versão online de sua reunião anual

24/06/2020 - Conferência "A pandemia, a saúde dos brasileiros e o SUS" será proferida pelo médico Dráuzio Varella

SBPC realiza em julho versão online de sua reunião anual

O evento terá uma série de atividades virtuais, como conferências, painéis e WEBMinicursos.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) anuncia a realização da Mini Reunião Anual Virtual, uma versão online e reduzida de sua 72ª Reunião Anual, que aconteceria de 12 a 18 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. Realizado ininterruptamente desde 1949, o maior evento científico da América Latina precisou ser adiado por conta da pandemia do coronavírus, ainda com nova data a definir. Mas, para marcar esse período tão emblemático para a ciência brasileira, em que tradicionalmente aconteceria o encontro, a SBPC organizará, entre os dias 12 a 24 de julho, uma série de atividades virtuais, como conferências, painéis e WEBMinicursos.

 A versão virtual da Reunião Anual em julho terá conferências e painéis transmitidas ao vivo no canal do YouTube da SBPC e compartilhada na página do Facebook da entidade (@SBPCnet). Serão ofertados 18 WEBMinicursos, com assuntos de diversas áreas do conhecimento. A programação conta com atividades como, por exemplo, "Modelos físicos-matemáticos no enfrentamento da Covid-19" e "O que o Sars-Cov-2 e a Covid-19 nos ensinam sobre virologia?".

O evento

A sessão de abertura da Mini Reunião Anual Virtual da SBPC será no dia 12 de julho, às 18h30. Já as conferências e painéis ocorrerão entre os dias 13 e 17 de julho.

O evento virtual é gratuito e aberto a todos, mas os interessados em participar de um ou mais WEBMinicursos precisam se inscrever até o dia 8 de julho e pagar uma pequena taxa. Os WEBMinicursos contarão com quatro aulas, sendo as três primeiras videoaulas gravadas e disponibilizadas de 8 a 19 de julho, e a última ao vivo, pela plataforma Zoom, será realizada em data específica, na semana de 20 a 24 de julho. Cada minicurso tem carga horária de oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas até o dia 19 de julho e à aula ao vivo.

Entre os destaques das conferências, estão: "A pandemia, a saúde dos brasileiros e o SUS", proferida pelo médico Dráuzio Varella; a reflexão sobre "As mudanças climáticas e o planeta", por Paulo Artaxo; e uma apresentação sobre "A educação nos novos tempos", cujo conferencista será o filósofo Renato Janine Ribeiro.

Os painéis terão discussões importantes sobre o momento social e político do País, como "A situação da CT&I no Brasil", que será coordenado pelo presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, e contará com a participação de Pedro Wongtschowski (MEI), o deputado Alessandro Molon (CD), Sergio Machado Rezende (UFPE) e Fábio Guedes Gomes (Fapeal). Também será debatido o tema "O Brasil pós-pandemia", em sessão coordenada por Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, e que contará com referências da área da saúde, como César Gomes Victora (UFPel), e da sociologia e ciência política, como Maria Hermínia Tavares de Almeida (USP), entre os participantes.

Acesse

Portal do evento - SBPC

Ações do documento

Página em carregamento