Projeto
Robótica estimula estudantes para criação de programas de automação
Robôs criados foram premiados em Campeonato Latino Americano de Robótica
Publicada em 30/11/2017 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 21:59

Robôs jogando futebol guiados por controle remoto ou mesmo programados para resolver o mistério de como sair de um labirinto. As cenas, que há algum tempo poderiam ser inimagináveis, já são reais no projeto LAICA (Laboratório de Automação, Comunicação e Robótica).
O projeto LAICA desenvolve com os alunos da Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação (DIATINF) a programação de robôs para aplicação de conhecimentos e consequente prática educacional. "Nós trabalhamos com a robótica, com fins pedagógicos. No nosso grupo, os alunos criaram robôs controlados para jogar futebol (inclusive fomos premiados no Campeonato Latino Americano de Futebol de Robôs) assim como também programamos um robô resolvedor de labirintos, por exemplo", explica a professora Sarah Thomaz, orientadora dos estudantes Ester e Lucas, do curso de Tecnologia Aplicada ao Desenvolvimento de Softwares (TADS).
De acordo com o aluno Lucas Gabriel, o robô resolvedor de labirintos, por exemplo, foi criado para testar uma teoria específica, que se refere à possível solução do labirinto pelas paredes do lado esquerdo. Através da testagem dessa teoria, foi realizada uma programação para que o robô mapeasse os caminhos sem saída realizados por ele. Após essa fase, ele aprende quais são os caminhos que não deve seguir, e faz novamente o percurso, de modo a encontrar o destino final para sair do labirinto.