Revista HOLOS publica nova edição

Publicada em 04/10/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovaçãodo IFRN lança o quarto volume de 2011 da Revista HOLOS, trazendo 15 artigosoriginários das seguintes instituições: IFRN, IFPB, IFMA, IFMT, UNESP, UFRN,UFERSA, UERN, UFPI e UFCG.

Trata-se de contribuições nas maisdiversas áreas, incluindo as engenharias ambiental, de materiais, química,sanitária, alimentos, bem como as áreas de geociências, de ensino de ciências,de filosofia e formação docente.

A HOLOS completa oito anosininterruptos de publicação virtual, com 6,5% dos seus acessos vindos doexterior. De acordo com os editores da revista, com a internacionalização daciência brasileira, a tendência das publicações é apresentar seus artigos emportuguês e inglês, o que vem sendo analisado pela Instituição, paraimplantação a partir de 2012.

Confira a sinopse da edição

• Oprimeiro artigo aborda os ciclos de cheias e secas do rio Cuiabá/MT, buscandomostrar como influenciam as relações sociais, culturais e econômicas da região,em especial a pesca e a qualidade de vida das suas comunidades ribeirinhas, quedependem da saúde ambiental do bioma.
  • O segundo artigo, por sua vez, apresenta uma avaliação da qualidade da água dorio Açu/RN, usada na irrigação, no período compreendido entre outubro de 2009 efevereiro de 2010.
  • Uma análise da situação de implantação da Agenda Ambiental na AdministraçãoPública (A3P) nas secretarias de finanças, infraestrutura, saúde, meio ambientee urbanismo do município de São Gonçalo do Amarante/RN é o tema do terceiroartigo.
  • O quarto trabalho apresenta um estudo da gestão da coleta seletiva dos resíduossólidos pelo poder público municipal em Mossoró-RN. O estudo traz informaçõessobre a infraestrutura das associações que operam o sistema, e revela que,apesar do avanço, o sistema precisa ser ampliado para atender a totalidade dacidade.
  • No quinto artigo, apresenta-se uma avaliação dos níveis de ruído no ambiente dabiblioteca Tebyreça de Oliveira, considerando suas influências no desempenho deestudo dos estudantes. Os valores encontrados apontam para a necessidade de umaintervenção no sistema.
  • Quanto ao sexto artigo, tem-se uma análise comparativa das propriedadestermofísicas do gelo com fluidos secundários convencionais de uma fase usadosem sistemas de refrigeração.
    O trabalho de número sete aborda a aplicação de compósitos com componenteecológica de sisal utilizada no tecido e matriz de resina poliéster. Osresultados dos testes de desempenho mecânico apresentam valores competitivoscom aqueles convencionais.
  • No que se refere aos dois trabalhos seguintes, estes apresentam estudos decaracterização de materiais, sendo que o primeiro analisa as características deSnO2 dopado com níquel e o segundo analisa as propriedades elétricas do SiO2dopado com Bi2O3 sobre as propriedades elétricas e dielétricas do BaTiO3.
  • Na sequência, a avaliação sensorial de goiabas passas obtida por técnicascombinadas de desidratação osmótica e secagem constitui o foco do décimoartigo.
  • O décimo primeiro artigo discorre sobre a caracterização físico-química esensorial de vinhos brancos da região do noroeste do Estado de São Paulo.
  • Os quatro artigos seguintes trazem importantes contribuições na área de ensino,cujos objetos de investigação demonstram que a política pública educacional dogoverno federal foi acertada ao implantar o ensino de licenciaturas nosInstitutos Federais.
  • Na área de ensino de geociência, enfocada no décimo segundo artigo, verifica-seuma técnica de replicação de fosseis de foraminífera a partir doreaproveitamento de isopor, cuja utilização foi testada com alunos do cursotécnico de Mineração do IFPB.
  • Na área de ensino de ciências, enfocada no artigo de número 13, é feito umresgate da sua evolução e suas metodologias para a inserção da história efilosofia em atividades experimentais.
  • Nesse mesmo contexto, o décimo quarto artigo trata da filosofia aplicada naeducação de jovens e adultos, sendo realizada uma contextualização histórica eapresentados os desafios da contemporaneidade. O estudo foi realizado no CampusMacau do IFRN.
  • E, por último, o décimo quinto artigo, que é proveniente do Campus Ipanguaçu doIFRN, traz um estudo que busca estabelecer relações entre a pesquisaautobiográfica e a autoformação crítica de professores de Língua Inglesa, tendocomo principal referência o pensamento do educador Paulo Freire.