PESQUISA

Diretoria de Pesquisa do CNAT divulga regimentos do Conselho de Pesquisa e Inovação

Documentos foram elaborados por um conjunto de servidores ligados à Diretoria

Publicada em 26/10/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A Diretoria de Pesquisa (DIPEQ) do Campus Natal-Central (CNAT) do IFRN realizou duas publicações referentes às práticas, orientações e direcionamentos no âmbito da pesquisa e da inovação feitas através do CNAT. Trata-se do Regimento do Conselho de Pesquisa e Inovação (CPIn) e do Regimento Geral dos Grupos de Pesquisa do Campus Natal-Central do IFRN. Os dois documentos estão disponíveis no site do campus, bem como as suas respectivas portarias institucionais.

O Regimento do Conselho de Pesquisa e Inovação, de natureza mais objetiva, dispõe sobre as principais competências e atividades internas do CPIn, em que as atribuições do Conselho, do seu presidente e dos demais membros são discriminadas. O objetivo é regulamentar as atividades dos membros do Conselho, bem como das suas comissões. Entre as determinações estabelecidas, definiu-se que o CPIn se reunirá em periodicidade trimestral, ainda que, em casos extraordinários e por solicitação do presidente ou a pedido de, no mínimo, 2/3 de seus membros, o grupo deve se reunir fora da agenda predefinida.

Por sua vez, o Regimento Geral estabelece direcionamentos para nortear ações de criação, avaliação e aspectos de  liderança de grupos de pesquisa (GP) do Campus Natal-Central. O documento entende que um grupo de pesquisa caracteriza-se como um conjunto de pesquisadores liderados por um ou dois membros - neste caso, para efeitos de validade documental, tais grupos são lotados no CNAT. O regimento segue adiante classificando como deve ser a natureza de um grupo de pesquisa para que este seja considerado como tal, respeitando os critérios de avaliação acadêmica e compromisso com a ciência. Estes grupos podem ser compostos por pesquisadores, estudantes e profissionais que atuem como apoio  técnico  e/ou  colaboradores,  tendo sempre em vista a produção científica, tecnológica, artística e cultural, além da inovação e do empreendedorismo. O documento ainda estabelece requisitos para criação e certificação dos GPs, bem como os deveres das lideranças e as demais orientações concernentes às atividades dos grupos.

Entre os colaboradores na criação das publicações está José Álvaro de Paiva, professor da Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação (DIATINF). Para ele, os dois documentos representam um passo fundamental para o crescimento da pesquisa e da inovação no âmbito do campus. "A elaboração dos regimentos de Grupos de Pesquisa e do Conselho de Pesquisa e Inovação do CNAT é um marco importante para as atividades de pesquisa na maior unidade do IFRN. Os documentos aprovados foram inspirados em modelos de sucesso de outras instituições de renome no país, fazendo com que o campus se mantenha atualizado e atuante em relação às normas que regulam as atividades de pesquisa no Brasil, o que contribuirá significativamente para a elevação dos índices de pesquisa do Instituto como um todo", destaca. Álvaro ainda ressalta que os materiais serão de suma importância para quem deseja realizar pesquisa de maneira organizada e eficiente. "Os pesquisadores, por sua vez, agora têm em mãos documentos balizadores e com regras claras, lhes proporcionando a segurança necessária para o desenvolvimento das suas atividades de pesquisa e inovação ao longo dos anos", conclui. Os demais colaboradores, entre docentes e servidores administrativos, além do professor Handson Pimenta, Diretor de Pesquisa e Inovação do Campus Natal-Central, constam no final de cada documento.

Acesse:

Regimentos da Diretoria de Pesquisa