Livro

Publicado livro "O Sertão imaginado nas Bachianas de Heitor Villa-Lobos"

Autora é professora do Campus Natal-Central do IFRN

Publicada em 27/01/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O livro "O Sertão imaginado nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos", fruto da tese de doutorado em Sociologia da Música entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Universidade de Évora (Portugal), é uma pesquisa realizada nas aulas de Música do IFRN, Campus Natal-Central, de autoria da professora Ana Judite de Oliveira. A obra teve seu lançamento em 2020, mas por causa das limitações impostas pela pandemia, não pôde ser lançada no IFRN.

A importância da obra está na elaboração de novos métodos de educação musical no IFRN, uma instituição que tem visibilidade para as Artes, em especial, para a Música. A pesquisa visa elaborar "novas escutas e referências musicais", com foco em outras formas de aprender sobre a música brasileira.

Nessa obra, de acordo com a autora Ana Judite de Oliveira Medeiros, "apresentamos a música como criadora de imagens e metáforas, que contribui para a reflexão como um ente inovador e criativo, aberto e adequável, o qual possibilita uma nova escuta, compreensão e afetos sobre uma região".  Ao considerar a influência da música popular e folclórica na Série Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), o presente livro traz reflexões sobre o Sertão nordestino, a partir da análise de quatro peças da Série, denominadas de Bachianas Sertanejas.

O estudo foi apresentado em atividade de apreciação e análise musical nas aulas de Música do IFRN. Essa apresentação resultou numa "transformação do ouvir musical da região", de acordo com a autora. Segundo a professora Ana Judite de Oliveira, "No livro, defendo a tese de que é preciso ouvir para escutar, escutar para compreender; e compreender para elaborar novos afetos musicais".

Para adquirir a obra, os interessados deverão acessar o seguinte link: https://www.editoraappris.com.br/

extensao