Projetos de Extensão do Campus Natal-Central participam do 9º CBEU

Congresso acontece de 08 a 11 de março, de forma remota

Publicada em 08/03/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

De 08 a 11 de março, acontece o 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. O evento, que ocorre de forma remota, conta com a apresentação dos projetos de extensão do Campus Natal-Central “Clube de Ciência”, coordenado pela professora Glória Albino, “VejoCiênciaEmTodosOsLugares: Construindo Competências” e "Inclusão Cientifica: Do conhecimento à Divulgação da Física de Partículas", ambos coordenados pelo docente Amadeu Albino.

Segundo a coordenadora Glória Albino, o projeto “Clube de Ciência” conta com idas às escolas e outras instituições educacionais, além da produção de objetos educacionais e estudos complementares de preparação para as Olimpíadas. Essas atividades têm participação ativa dos alunos, com orientação de professores do projeto. Os resultados obtidos apontam que essa iniciativa pode ser essencial para o domínio da cultura científica, fomentando a descoberta de novas vocações nos alunos participantes.

Já o projeto de extensão “VejoCiênciaEmTodosOsLugares: Construindo Competências”, também aprovado para o 9º CBEU e coordenado pelo professor Amadeu Albino tem a proposta de incentivar estudantes, docentes e a sociedade em geral à compreensão e valorização do conhecimento científico. A proposta consiste em uma experimentação explicativa da Ciência, de forma “interacionista, interdisciplinar e inclusiva”, explicou o coordenador. A iniciativa utiliza um micro-ônibus com bancada, cadeiras, televisor, para realizar experimentos que explicam fenômenos e acontecimentos do cotidiano.

O docente também coordena o projeto “Inclusão Científica: Do Conhecimento à Divulgação da Física de Partículas”. O objetivo desse projeto, que foi realizado pelo “Clube de Ciência”, foi gerar conhecimentos de ponta nas áreas de Física de Partículas para estudantes de escolas públicas e privadas do RN. A iniciativa tem vários parceiros, dentre os quais  pesquisadores do próprio IFRN, além da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN) e do Laboratório de Instrumentação em Física Experimental de Partículas (LIP), do International Institute of Physics (IIP) da UFRN e da UERJ. Os colaboradores, que já estão no terceiro ano do projeto, utilizam as redes sociais e canais do Youtube para eventos virtuais realizados como visita ao experimento" ATLAS" e ao "Masterlass Internacional em Física de Partículas".

O Congresso no qual serão apresentados os projetos do Campus Natal-Central do IFRN é referência nacional na área de Extensão e é promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).  A programação terá, além da exposição de trabalhos, mesas-redondas, exposição de produtos de extensão, palestras e atrações culturais.

extensao