Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Palestra

Projeto "Tartarugas ao Mar" é tema de abertura da Semana do Meio Ambiente

Vivências e conscientização do público é foco da palestra, às 21h do dia 31/05

Publicada em 30/05/2020 Atualizada há 1 ano

Com o tema "Conservação e Monitoramento Ambiental - Projeto Tartarugas ao Mar", os palestrantes Isadora Natália Rocha Barreto, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Potiguar e Mestranda em Ciências Ambientais no Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais do IFRN, e Lucas Gabriel Veríssimo, graduado em Ciências Biológicas pela UNP e também Mestrando do PPgUSRN/IFRN, trazem ao público as ações do projeto, para a abertura da "Semana do Meio Ambiente IFRN 2020".

A palestra, que acontecerá virtualmente, será neste domingo, 31/05, às 21h, através da ferramenta Google Meet, e reunirá alunos, servidores e a comunidade externa. A ação faz parte da programação de palestras da "Semana do Meio Ambiente IFRN 2020", que abordará temáticas ambientais, nos mais diferentes contextos e perspectivas. Todas as informações sobre o evento estão no site: http://www.even3.com.br/smaifrn2020/.

De acordo com a palestrante Isadora Rocha, questões como "as vivências do projeto, os impactos antrópicos que levaram as espécies de tartarugas marinhas a estarem ameaçadas de extinção, assim como a importância de trabalhar a conservação ambiental envolvendo as comunidades" serão temáticas abordadas durante a palestra. Além disso, serão apresentados aos participantes do evento "métodos utilizados nas coletas de informações que subsidiam as pesquisas científicas e a importância do trabalho para a sensibilização em todas as atividades".

Segundo o biólogo convidado Lucas Gabriel Veríssimo, dentre os principais objetivos da ação, estão "sensibilizar o público quanto às problemáticas causadas pelas ações antrópicas sobre as tartarugas marinhas assim como mostrar a importância do trabalho de monitoramento, de pesquisa e da educação ambiental". Na visão do profissional, é essencial a conscientização da sociedade, no que se refere à preservação da fauna e na luta contra a extinção das espécies ameaçadas.

A palestra será transmitida ao vivo, através do canal dos alunos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Campus Natal-Central do IFRN (ESA-CNAT-IFRN):  http://www.youtube.com/channel/UCeNbIDTTSjQ2yGXKw-43Kxg. Os palestrantes conduzirão a apresentação de forma dinâmica, assemelhando-se a um diálogo: "Optamos por ser uma conversa relatando nossas experiências e como realizamos todas as ações e atividades do projeto, sendo ilustrada com muitas fotos, atendendo a todas as perguntas e dúvidas durante a palestra, para ter essa aproximação com o público", esclarece a bióloga.

O evento, que tem o objetivo de incentivar a formação de cidadãos críticos, conscientes e sensíveis a problemáticas ambientais, terá como tema principal "Saúde vegetal, Sustentabilidade e Saneamento em Tempos de COVID-19". A proposta é discutir temas correlatos, especialmente aqueles postos em pauta pelo Ano Internacional da Saúde Vegetal, instituído para 2020 pela Organização das Nações Unidas (ONU), contextualizado no atual período da pandemia da COVID-19.

 

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas