Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Prêmio Ideia Inova

Projeto Ecotelhado concorre ao I Prêmio IFRN CNAT Ideia Inova

Os realizadores do projeto são estudantes do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações do CNAT

Publicada em 23/02/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Foto: Catarina Freitas

Os estudantes do Curso Técnico Integrado em Edificações do Campus Natal Central: Bruna Luana, Alyne Ingrydid, Eduardo Ávila e Victor Hugo, concorrem ao I Prêmio CNAT Inova IFRN, com o Projeto Ecotelhado.

Diante da atual situação ambiental em que vivemos, com os recursos hídricos tornando-se escassos e o grande consumo de energia causado por nossas ações, o grupo preocupou-se em apresentar um trabalho que minimiza os impactos ambientais.

O Ecotelhado consiste em um projeto que retém a água da chuva e a armazena em um reservatório, possibilitando assim seu reaproveitamento. Também possibilita a conservação da temperatura interna sem o uso de ar condicionado e permite a iluminação pela luz solar.  Tudo isso acontece devido à disposição de uma camada vegetal no teto.

A instalação é formada por seis camadas: cobertura tradicional, membrana anti-raíz, membrana de drenagem, membrana de nutrientes, terra adubada e camada de vegetação de alta resistência. As camadas possuem a propriedade de filtragem, através do material orgânico.

As vantagens em relação ao telhado comum são diversas. O projeto proporciona a restituição e ampliação da vegetação nativa, o aumento da diversidade no local instalado e a existência de um ar mais limpo. Além disso, ele se torna um isolante acústico, e a há uma economia financeira em relação aos gastos com energia elétrica e utilização de água.  

Para o grupo, o Instituto, por meio das aulas e projetos de extensão, ampliou sua consciência socioambiental e a percepção de atitudes de sustentabilidade a preservação da natureza, proporcionando conhecimentos necessários para a realização do projeto.De acordo com os alunos, o trabalho seria inicialmente aplicado no próprio IFRN e, segundo os alunos, após os estudos para sua otimização, seria ampliado para outras localidades.