Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa

Projeto do Clube de Ciências é selecionado para evento internacional

Encontro, que será de 13 a 16/05, será transmitido virtualmente

Publicada por Romana Xavier em 28/04/2025 Atualizada em 28 de Abril de 2025 às 12:17

O projeto "INCLUSÃO CIENTÍFICA: DO CONHECIMENTO À DIVULGAÇÃO DA FÍSICA DE PARTÍCULAS", coordenado pelo professor Amadeu Albino, que é membro IPPOG Brasile, e pela professora Maria da Glória Albino, ambos do Campus CNAT, foi selecionado para representar o Brasil no ( https://indico.cern.ch/event/1509019/overview ) 29th IPPOG Collaboration Meeting.

O evento será realizado de 13 a 16 de maio de 2025, no FERMILAB (Fermi National Accelerator Laboratory), nos EUA. O público poderá acompanhar o evento via Zoom, com inscrição pelo link: https://indico.cern.ch/event/1509019/registrations/ , colocando “Brazil guest” no campo “Role in IPPOG”.

A 29th IPPOG Collaboration Meeting (reunião da primavera - hemisfério norte) ocorrerá no Fermilab, um laboratório de renome mundial na física de partículas, o que adiciona um significado especial ao evento, por se tratar de um ambiente inspirador, e com acesso a especialistas e instalações de ponta.

O convite para representar o Brasil em um evento internacional de tamanha relevância ratifica o trabalho realizado pelo Clube de Ciência CNAT na divulgação científica e reforça as parcerias com as grandes instituições de pesquisa como o CERN, o LIP e o IIF. Além disso, representa fonte de motivação e orgulho para o Clube de Ciência. Esse reconhecimento pode fortalecer o engajamento dos estudantes e professores envolvidos, incentivando a continuidade e o aprimoramento do projeto.

As Reuniões de Colaboração do IPPOG ( http://ippog.org/ ) têm sido eventos fundamentais para impulsionar tanto a qualidade das pesquisas quanto o alcance da divulgação da física de partículas, por reunir todos os grupos de IPPOG espalhados pelo mundo. Ao facilitar a troca de conhecimento, fomentar a colaboração e alinhar as atividades de divulgação com os avanços da pesquisa, as reuniões vêm desempenhando papel crucial na construção de uma sociedade mais informada e engajada com os estudos científicos.

Saiba Mais

IPPOG Brasil

O IPPOG Brasil é um portal da vertente brasileira do International Particle Physics Outreach Group (IPPOG - http://ippog.org/), um grupo internacional dedicado ao ensino e divulgação da Física de Partículas no mundo. Este portal é voltado para todos os públicos, de alunos e professores da escola básica ao entusiasta, buscando reunir iniciativas de todas as regiões brasileiras, disseminando material especializado em formatos diversos e motivando a colaboração entre interessados neste tema, servindo assim como uma referência e um canal de comunicação para todas as atividades que se propõem a divulgar a Física de Partículas no Brasil ou mesmo em países de língua portuguesa.

O que é o IPPOG? ( http://ippog.org/ )

Uma rede de cientistas, educadores científicos e especialistas em comunicação que trabalham mundialmente em educação científica e engajamento público em física de partículas. A física de partículas é a ciência da matéria, energia, espaço e tempo. O IPPOG traz novas descobertas neste campo fascinante para os jovens e transmite ao público que a beleza da natureza está de fato se tornando compreensível a partir das interações de suas partes mais fundamentais – as partículas elementares.

Os especialistas do IPPOG vêm de renomados centros profissionais de física, universidades, sociedades e laboratórios nacionais ou internacionais envolvidos em pesquisas de física de partículas e de grandes experimentos de física de partículas. A diversidade de suas origens culturais e educacionais traz uma ampla e importante gama de habilidades para a mesa, o que permite o desenvolvimento eficaz de novas atividades de extensão com o máximo impacto. Os membros do IPPOG representam conexões com diversas redes científicas de nível nacional. Isso constitui a rede global do IPPOG de laboratórios, instituições, organizações e indivíduos, todos apaixonados por física de partículas. A expertise dos membros do IPPOG abrange todos os aspectos da pesquisa com e sem colisores, incluindo física de astropartículas e tecnologia de aceleradores e detectores.

Palavras-chave:
Física de Partículas Projeto Clube de Ciência IFRN CNAT Evento Internacional

Notícias relacionadas