Curso

Projeto "Orientação Profissional: uma escolha com sentido" é voltado para turmas de Edificações

Iniciativa terá inscrições remotas, no período de 7 a 10 de junho

Publicada em 26/05/2021 Atualizada há 1 ano

Com o objetivo de auxiliar os estudantes do ensino Técnico Integrado de Edificações do IFRN do Campus Natal-Central a realizar a escolha profissional, de maneira consciente, o projeto "Orientação Profissional: Uma escolha com sentido" terá início no dia 14/06/2021. As dinâmicas serão nas segundas-feiras, das 15h às 16h30, através do GoogleMeet. A iniciativa será supervisionada pela psicóloga do CNAT, Emanuelle Cortez de Souza, e mediada pela estagiária em Psicologia, Maria Eduarda Costa. As inscrições serão realizadas no período de 7 a 10 de junho. A inscrição poderá ser feita através do link: https://forms.gle/Zb7Aan3UBxhvzVK88.

De acordo com a supervisora de campo, a psicóloga Emanuelle Cortez de Souza “A escolha inicial pela Diretoria de Construção Civil foi por ser uma diretoria que não possui muitas turmas do integrado, já que as vagas serão limitadas. Também entendemos que esse projeto não se trata de uma escolha para o ENEM, e sim voltado para reflexões críticas e escolhas conscientes a respeito da inserção no mundo do trabalho. Além disso, vale ressaltar que nossos estudantes já iniciam seu futuro percurso profissional com um curso técnico, ofertado pelo IFRN”.

A iniciativa acontecerá durante sete encontros, que se darão a partir de temáticas que envolvem autoconhecimento, projeto de vida, escolhas e profissão/trabalho. Nessa perspectiva, o projeto se propõe a analisar o percurso dos participantes durante o programa, além de desenvolver um ambiente psicologicamente seguro e de pertencimento. No trajeto, haverá foco no contato dos jovens com o sentido da escolha, assim como em aprofundar o autoconhecimento de cada um e sondar os conhecimentos sobre cada profissão. A abordagem será também no sentido de acolhimento do grupo, de acordo com os organizadores.

Confira o cronograma de temáticas, de acordo com cada encontro: 1º Encontro - "Perspectivas e angústias"; 2º Encontro - "Escolhas e renúncias: um ato de coragem"; 3º Encontro - "Como você se apresenta e como você se enxerga"; 4º Encontro - "Influências sociais"; 5º Encontro - "Significado e sentido do trabalho"; 6º Encontro - "Ampliando o olhar sobre as profissões" e 7º Encontro - "Fechamento do grupo".