Ciência

Projeto de Extensão de Física, em parceria com o CNAT, tem relevância internacional

Iniciativa conta com eventos científicos e é aberta à participação de alunos e público interessado em Ciência

Publicada em 12/05/2021 Atualizada há 1 ano

O Instituto Internacional de Física (UFRN) está promovendo, em parceria com o Campus Natal-Central do IFRN, dentre outras instituições nacionais e internacionais parceiras, o " Projeto de Extensão EPA - Ensino de Partículas e Astropartículas".O EPA (Ensino de Partículas e Astropartículas) tem como proposta divulgar Ciência Básica, especificamente as áreas relacionadas às pesquisas em Física de Partículas e Astropartículas. O programa visa desempenhar papel importante na formação de uma nova geração de estudantes motivados na busca pelo conhecimento e compreensão do labor científico.

Dentro desse contexto, o IF-UFRN será o pólo principal desse projeto que envolve diversos parceiros e abrangerá muitos países como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Colômbia e Chile. “No Rio Grande do Norte, o Campus Natal-Central do IFRN é um dos polos envolvidos e eu estou como o Coordenador no CNAT, por meio do Projeto de Extensão INCLUSÃO CIENTÍFICA: DO CONHECIMENTO À DIVULGAÇÃO DA FÍSICA DE PARTÍCULAS”. Os Coordenadores do projeto são os professores Prof. Dr. Farinaldo Queiroz (IIP/UFRN) e a Profa. Dra. Elisama Lima (IFBA). Este projeto atuará como agente motivador para que alunos do Ensino Básico queiram ingressar em uma carreira científica, além de destacar o valor da Ciência junto à sociedade”, explicou o professor Amadeu Albino, docente de Física do Campus Natal-Central do IFRN.

O projeto é voltado a professores e estudantes do ensino básico, mas é aberto também ao público em geral interessado em Ciência. A partir da prática das ações, pretende-se "popularizar a Ciência Básica, tendo como foco o destaque que investimento em educação pública de qualidade é o caminho para um país desenvolvido e soberano, valorizar o professor das disciplinas de Ciências da natureza em sala de aula, além de explicitar os conhecimentos científicos de base que estão por trás das diversas tecnologias e avanços da sociedade", enfatizou o professor Amadeu Albino.

De acordo com o docente Amadeu Albino, a participação do CNAT nesse projeto “tributa para a concretização de sua função social comprometida com a formação humana integral, com o exercício da cidadania e com produção e socialização do conhecimento”. Segundo o professor, “a participação no projeto permite uma maior integração entre os pesquisadores do Instituto Internacional de Física e do IFRN, que cada vez mais estreitam os laços no projeto maior que se relaciona por parte do IFRN a ampliação de possibilidades de continuação dos estudos de seus estudantes (tanto no Ensino Básico como no Superior) e por parte do Instituto, a possibilidade de formação de novos e motivados pesquisadores”.

Os interessados em participar podem se inscrever nas atividades, que serão gratuitas e ocorrerão para cada evento. Esses eventos serão divulgados nas redes sociais e nos canais oficiais das instituições parceiras. Dentre as atividades desenvolvidas pelo EPA estão: produção de ebooks, de posters e vídeos educativos voltados para a divulgação científica e promoção de cursos de formação continuada para professores e alunos do Ensino Básico.

Para ter acesso a informações mais detalhadas sobre o programa, acesse o link e confira todas as informações: https://drive.google.com/file/d/120w9adh1TF2gDQnce7GKHiAJecbjjpzd/view  .

extensao
pesquisa