Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

MÚSICA

Projeto "Conversas com artistas potiguares" desperta o interesse pela música popular

Bate-Papo Musical tem atraído um novo público por meio de diálogos e boa música

Publicada em 01/09/2020 Atualizada há 1 ano

Valdier Ribeiro entrevista Isaque Galvão em live pelo Instagram.

Acostumados com as luzes dos palcos e o calor humano, os músicos profissionais foram levados a trocar esses espaços pela da sala de estar. E é, no aconchego do lar, onde a música alcança a vida de milhares de espectadores, através das transmissões ao vivo de shows e apresentações musicais. Nesse contexto, um projeto do Campus Natal-Central toma nova forma: a ideia de unir o amor pela arte aos diálogos sobre musicalidade transformou o Bate-Papo Musical (antes conhecido como Debate Musical) na oportunidade perfeita para integrar um público maior através da internet. 

A iniciativa já existia presencialmente, quando Eduardo Taufic e Nara Costa foram convidados a fim de conversarem sobre a realidade de ser músico profissional, bem como para interagirem com a comunidade acadêmica presente e, como não poderia deixar de ser, fazer música. "Isso surgiu a partir de um olhar sobre os alunos. Quando mencionados os nomes de artistas renomados da nossa localidade, muitos não conheciam, alguns só conheciam aquilo que vem da Indústria Cultural. Durante a disciplina de Arte I, falamos sobre esse fenômeno, que ocorre quando o mercado faz com que determinados artistas estejam na grande mídia, e os artistas potiguares não têm acesso a isso", diz o professor Valdier Ribeiro, coordenador da iniciativa. 

Durante a pandemia, a solução para manter o projeto vivo foi utilizar a internet como ferramenta. O Bate-Papo Musical é parte integrante do projeto de extensão de fluxo contínuo intitulado Sotaques: Coral Jovem Popular do IFRN/CNAT, mas os eventos são abertos à comunidade interna e externa do IFRN.

Nas últimas semanas, artistas consagrados da música potiguar têm participado dessas lives, já contabilizando milhares de visualizações ao todo. Entre os artistas que já conversaram com Valdier, estão o cantor e ator Isaque Galvão e o sanfoneiro Zé Hilton. "Quando tudo voltar ao normal, o Bate-Papo deve ficar em um modelo híbrido: sendo realizado presencialmente, mas com transmissão pela internet. O retorno online tem sido positivo e acho que a própria educação vai ser transformada diante dessa nova realidade que se impôs. A tecnologia tem sido o carro-chefe dos músicos populares durante o período de quarentena", ressaltou Valdier.

 

Palavras-chave:
extensao
servidores

Notícias relacionadas