Projeto de Extensão

Projeto "Conexões: A Cultura Popular do IFRN" faz homenagem a Luiz Gonzaga

Ação é relativa ao dia 13 de dezembro, data em que se comemora o Dia do Forró

Publicada em 16/12/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O Projeto Conexões: A Cultura Popular do IFRN visa construções artísticas, através da participação de diversos artistas de campi da Instituição. Segundo o professor de música do Campus Natal-Central do IFRN, Valdier Ribeiro, a iniciativa, que enaltece as datas importantes para a cultura, faz uso de recursos tecnológicos em favor da expressão musical: "O diferencial é justamente, a partir das interações tecnológicas, conseguimos gravar cada membro, em suas residências, e construir um material de altíssima qualidade, tanto visual como sonora. Para tanto, todos os membros participam de formações contínuas nas lógicas tecnológicas".

Dentro desse projeto,13 de dezembro foi foco de uma das ações por ser a data de nascimento do músico Luiz Gonzaga, dia em que se comemora o forró, justamente em alusão ao nascimento dele. Diante desse contexto, o professor Valdier Ribeiro produziu uma música "Fuxico de Terça". De acordo com o docente, "a escolha da música foi justamente a minha composição que aborda os conteúdos que chamamos, na música, de "escala nordestina", com ritmo característico do movimento. A partir da minha composição, eu conversei com alguns professores e fizemos a gravação. Dediquei essa composição a essa data, na qual, juntamente com as professoras Ana Morais (IFRN Canguaretama), Carol Benigno (IFRN Jucurutu) e a servidora Elizangela Garcia (Reitoria), fizemos a produção. No caso, a composição é minha e, na edição do vídeo, as professoras Ana e Carol, respectivamente, tocaram a zabumba e a sanfona, e Elizangela fez a edição do áudio."

Segundo o professor Valdier Ribeiro, foi uma experiência pessoal muito gratificante a homenagem ao mestre nordestino Luiz Gonzaga:  "Uma declaração sobre Luiz Gonzaga. Há algo bem pessoal, quando trago a reflexão acerca deste grandioso nome. Eu, antes de ser professor do IFRN, já fui músico da noite e cheguei a tocar com diversos artistas da nossa cidade e até de fora. Dentre os artistas, toquei com Elino Julião, um patrimônio que também representou o nosso RN para o mundo. Elino Julião já teve parcerias com Luiz Gonzaga e contava diversas histórias sobre como era viver e defender o Baião. Como reflexão musical/sociológica, o Baião representa a década de 1940, época do êxodo rural, quando muitos nordestinos tinham que fugir do Nordeste e buscar uma vida melhor no sul do País. Nesse sentido, justamente, é que a temática das músicas de Luiz Gonzaga se aproxima com o social, pois ele cantou a sua vida, o seu meio, cantou o sofrimento de um povo e, quando houve a ascensão e popularização do Rei do Baião no Brasil e no mundo, paralelamente, conquistamos um novo olhar, mais inclusivo ao Nordeste. Essa é uma visão pessoal, mas também é o que os autores ligados à Etnomusicologia abordam".

Na iniciativa, houve a participação dos artistas, com a utilização dos seguintes instrumentos musicais: piano,  zabumba, triângulo e sanfona. De acordo com o professor Valdier Ribeiro, a parceria com os outros servidores é justamente a meta do Projeto Conexões: " O objetivo é a cultura popular do IFRN. Temos professores da Arte (Música, Artes Cênicas e Artes Visuais) de diversos campi e também alunos. O projeto teve início no começo do ano e terminará agora em dezembro. Neste período produzimos diversas construções artísticas, comungando os conhecimentos, sobretudo pelas oficinas e palestras que ofertamos à comunidade e aos participantes, como foi o caso da homenagem que fizemos a Dominguinhos e a Anástacia com a música "Eu só quero um xodó", e a própria Anástacia ficou super feliz em receber a homenagem do IFRN".

extensao