Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reconhecimento

Projeto Code Girl é destaque em matéria da Época Negócios

O projeto tem por objetivo promover a participação feminina no mercado de trabalho de TI

Publicada em 13/08/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Idealizadoras do projeto. Imagem: fan page Code Girl.

O projeto Code Girl, idealizado por ex-alunas e professora do Campus Natal-Central, foi destaque na matéria Por que há menos mulheres no setor de tecnologia?, divulgada nesta terça-feira (11), no site da Época Negócios.  Como o título sugere, a matéria debate o predomínio de profissionais do sexo masculino em profissões ligadas à Tecnologia da Informação (TI), trazendo exemplos de mulheres atuantes em grandes empresas internacionais de TI e discutindo sobre os problemas que enfrentam para se destacar nos locais de trabalho.

Ao falar sobre grupos brasileiros com iniciativas para tentar solucionar o problema, destaca o caso do Code Girl. Formado pela professora Cláudia Ribeiro, do Campus Natal-Central, e pelas ex-alunas Suzyanne Oliveira e Nayara Rocha, o projeto realiza, entre outras ações, eventos anuais voltados para o público feminino e seus familiares. A ideia de trazer as famílias para o debate veio de uma pesquisa, realizada pelo próprio grupo, que mostrou o desencorajamento familiar como um dos principais obstáculos para a inserção de meninas em cursos e no mercado de trabalho de TI. Na primeira edição, o evento, também intitulado Code Girl, contou com 250 participantes. Na segunda edição, na qual eram esperados 500 participantes, houve uma presença de 800 pessoas. O Code Girl 3 está sendo planejado e já tem data marcada: vai acontecer no dia 20 de novembro deste ano.

Com uma identidade visual descolada e participação em grandes eventos de tecnologia, como a Campus Party Brasil, o projeto vem chamando a atenção da imprensa e de organizações sem fins lucrativos como a Technovation Chalenge. Considerada a maior competição do mundo em tecnologia para meninas, a Technovation concedeu certificado de embaixador ao Code Girl.

Confira a matéria completa da Época Negócios

Fan Page oficial do projeto Code Girl

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas