MÚSICA

Professores de música do IFRN recebem pianista Leandro Rocha em diálogo sobre música e ensino

Evento online acontece nesta sexta-feira, 20, no canal do Campus Natal-Central no YouTube

Publicada em 20/08/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Nesta sexta-feira, 20 de agosto, os professores do Campus Natal-Central (CNAT), Valdier Ribeiro e Ana Judite, recebem o pianista Leandro Rocha em uma conversa sobre ensino e aprendizagem, e, claro, muita música. O evento "Brasilidades: o ensino do piano a distância, desafios e perspectivas interpretativas", que acontece às 19h30 em caráter online, é promovido pelo Núcleo de Arte do CNAT (NUARTE) e tem como público-alvo os estudantes de música do IFRN dos cursos de Piano Clássico e Popular, mas também é aberto para qualquer outro interessado no tema.

A ideia da realização do encontro partiu de Ana Judite, que é professora de música do campus. "Eu tive contato com Leandro, que me presenteou com o seu livro Brasilidades. Ao ver o material, que é muito rico e prático para aulas de música, pensei em apresentar esse material aos alunos do IFRN e à comunidade como um todo, visto que ele é egresso da nossa instituição", conta. Leandro Rocha já estudava música em seus tempos de aluno, quando o Instituto ainda se chamava CEFET-RN. Ele é mestre em Música pela UFRN (2016); licenciado em Música (2011) e Bacharel em música/piano – UFRN (2007). Além de autor, ele também é professor de piano e de canto.

Ao levar a ideia junto aos colegas do NUARTE, Ana e seus colegas levaram a ideia adiante. Valdier Ribeiro, docente de música do IFRN, destaca o trabalho de união da música erudita com a musicalidade e a cultura popular que Leandro construiu em Brasilidades. "Ele realizou esse trabalho com esse livro nessa perspectiva, de unir a música erudita e a música popular brasileira, com ritmos como maracatu e baião, sem perder o foco pedagógico de aprendizagem do piano", destaca. Para Valdier, que também ministra o Curso de Piano Popular no CNAT, o evento é "Para os alunos e para o público em geral, vai ser uma verdadeira aula. Há o momento de fala, mas não só ela, está sempre repleta de contornos musicais, de uma atmosfera musical".

A transmissão será realizada pelo canal no YouTube do Campus Natal-Central, a partir de 19h30, com previsão de duração girando em torno de 1h e 15 minutos.

servidores