LITERATURA
Professoras do IFRN participam do I Encontro Potiguar de Academias de Letras e Artes
Evento reúne escritores, acadêmicos e entusiastas da literatura nos dias 16, 17 e 18 de janeiro, em Serra de São Bento (RN)
Publicada por Davi Silva em 15/01/2026 ― Atualizada em 16 de Janeiro de 2026 às 08:30
As professoras Kalina Paiva, coordenadora do Núcleo de Arte do Campus Natal-Central, e Magda Diniz, coordenadora da Editora IFRN, participam como convidadas do I Encontro Potiguar de Academias de Letras e Artes e Outros Grupos Literários do Rio Grande do Norte, que acontece nos dias 16, 17 e 18 de janeiro. O evento tem como sede o município de Serra de São Bento(RN).
A programação foi organizada pela Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (SPVA), em parceria com as Academias de Letras de Canguaretama (ALC/RN), Brejinho (ALB/RN) e Serra de São Bento (ASLA/RN). O encontro reúne escritores, artistas, produtores culturais e demais segmentos interessados em debater o fazer literário e artístico no Rio Grande do Norte e em estados vizinhos.
Ao longo dos três dias, a programação conta com mesas literárias, entrevista com autor transmitida ao vivo e saraus, incluindo uma atividade realizada em um dos cartões-postais da região, a Pedra da Boca.
As mesas temáticas visam abordar assuntos considerados centrais para o fortalecimento do setor cultural, como: As Academias, os Autores e a Política do Livro e da Leitura no Contexto Atual; O Lugar da Literatura Marginal no Cenário Literário Potiguar; A Academia Norte-Rio-Grandense de Letras e o Big Bang das Academias de Letras e Artes; A Arte de Fazer Artes no RN e sua Relação com a Literatura e Outras Linguagens; Os Editais e a Produção de Projetos na Área Literária; e A Legalização de Nossa Academia: o passo a passo.
Para Kalina Paiva, a expectativa é de que o evento deixe um legado positivo para a cultura literária potiguar. "O resultado desse encontro certamente contribuirá para a construção de uma política pública voltada à circulação do livro e da leitura com repercussão direta na vida dos leitores. É um marco importante para nós que trabalhamos com a literatura potiguar, seja produzindo, difundindo-a e democratizando-a", declarou.
Como coordenadora da Editora IFRN, Magda Diniz celebra o momento como uma maneira de destacar a literatura norte-riograndense. "Estar presente em um encontro dessa natureza é extremamente relevante para a Editora IFRN, pois reforça nosso compromisso com a promoção da cultura, da literatura e das artes no Rio Grande do Norte", afirmou.
A participação das professoras do IFRN reitera o compromisso institucional com a promoção da cultura, da literatura e do diálogo entre educação, arte e políticas públicas culturais no estado.