Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Livro

Professora do Campus Natal-Central do IFRN lança livro “S.Bernardo dos Ventos Uivantes”

Livro é fruto da tese de doutorado, defendida em 2019

Publicada em 18/05/2021 Atualizada há 1 ano

No próximo dia 19/05, será o lançamento do livro “S. Bernardo dos Ventos Uivantes”. O projeto, que virou livro, nasceu da tese de doutorado da professora Kalina Paiva, escritora e docente do IFRN. A iniciativa tem o apoio do “O Mulherio das Letras Zila Mamede” e o selo da “Margem da Palavra”, da Editora Urutau. O lançamento será online, às 20h, no Canal do YouTube do “Mulherio das Letras Zila Mamede”: https://www.youtube.com/watch?v=7yhxlszugco.


A escrita ensaística, costurada pela perspectiva marxista, traz algumas reflexões sobre duas importantes obras da literatura: S. Bernardo, de Graciliano Ramos e “O Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Brontë. De acordo com a autora, o vanguardismo de Emily Brontë e o engajamento de Graciliano promoveram como resultado uma leitura sensível, de cunho social.

Segundo Kalina Paiva: “Embora tenha sido erigida sob as chaminés das fábricas inglesas, a teoria marxista faz muito sentido para nomear os processos de opressão e desalienar indivíduos reificados. Sua maior contribuição foi deixada para a classe trabalhadora. Por isso querem dançar sobre o seu epitáfio. Ela incomoda porque fala para/com os ‘vencidos’ da História que, quando percebem o padrão do papel, rasgam, irrompem em uma revolução.” (PAIVA, 2021, p. 108). 

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas