Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Luto

Professor aposentado Jorge Moura falece nesta terça-feira (04) e deixa legado que atravessa gerações do IFRN

Docente brilhou além dos muros da escola, marcando a história do esporte do Rio Grande do Norte

Publicada em 04/08/2020 Atualizada há 1 ano

Créditos: Alex Regis (http://www.tribunadonorte.com.br)

Na madrugada desta terça-feira, 04.08, Jorge de Sousa Moura Filho, professor aposentado do Campus Natal-Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, faleceu. O docente aposentado, que foi presidente da Federação Norte-Riograndense de Voleibol, enfrentava problemas de saúde há alguns anos. 

Durante seu trabalho na antiga Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN), Jorge Moura conquistou 9 títulos de jogos escolares. O professor entrou na escola em 1967 e se aposentou em 1994, trilhando uma trajetória de muitas conquistas esportivas, especialmente na modalidade do vôlei. Além da vida na escola, atuou também com brilhantismo em clubes como o Alecrim, conquistando taças de Campeão Metropolitano e do Campeonato Natalense de Clubes . 

De acordo com diretor do Campus Natal-Central, professor Jonas Lemos, o docente merece todas as homenagens: "Jorge Moura foi um dos grandes professores de nossa Instituição. Com espírito competitivo, levou o nome do Rio Grande do Norte, muito especialmente o nosso CEFET, a ser reconhecido nas competições locais, regionais e nacionais de vôlei. Fui aluno dele, entre 1982 e 1985, e as aulas ocorriam na escadaria da biblioteca. Ali, descobri um Jorge Moura exigente, brincalhão e solidário. Ele merece todas as nossas homenagens, inclusive seus colegas da Coordenação de Esporte - CODESP, alguns são ex-atletas, entendem como pertinente e justo lhe prestar uma homenagem póstuma. A Direção Geral vai diligenciar para que esta homenagem seja implementada com a maior brevidade. Meus pêsames a toda família".

Segundo a professora Gizelda Maia, ex-aluna e ex-atleta da equipe da ETFRN do professor Jorge Moura, de 1985 a 1988, ele foi exemplo a seguir: "Gratidão por tudo que o professor e amigo Jorge Moura foi na minha vida e na de muitos jovens. Através do esporte e do seu jeito peculiar de ser, nos conduziu ao caminho de lutas árduas, mas de vitórias felizes. Tanto no âmbito do esporte quanto da vida. As arquibancadas de ginásios, sem ele sentado de pernas cruzadas e com aquela voz linda, não serão mais as mesmas!", disse com emoção a servidora, ressaltando que não é fácil falar sobre ele.

Emoção que também tomou conta das palavras do então diretor da ETFRN, Marcondes Guimarães, ao relembrar a trajetória do amigo e contemporâneo, professor Jorge Moura: "Meu amigo e dedicado professor Jorge Moura cumpriu muito bem a missão de professor. Sempre demonstrou amizade com seus colegas, professores de Educação Física. Poucos sabem que o võlei da escola não era reocnhecido entre os atletas do estado. Aos poucos, sob sua coordenação, a ETFRN foi conquistando espaço e o volêi passou a ser respeitado. Lembro-me que, na nossa direção, ele fez uma surpresa ao mundo dos esportes em Natal: no ginásio da escola, uma partida de volêi à luz negra. O ginásio todo de pé aplaudindo sua ideia e seus atletas. Jorge Moura foi um exemplo de grande profissional, responsável e amigo e, em nome de seus amigos da nossa época, agradeço a Deus dele ter sido um etferniano de verdade. Em sua profissão, alcançou o máximo no nosso Estado. É com grande pesar que recebemos a notícia de sua passagem, que Deus o receba".

 

 

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas