educação

Professor do IFRN integra comissão da Sociedade Brasileira de Física

Amadeu Albino fará parte de grupo que discute ações para o ensino de Física no nível médio

Publicada em 22/02/2013 Atualizada há 12 meses

Ações relevantes para o aprimoramento do ensino de Física levaram o professor à SBF. Foto: Reitoria.

Integrar um grupo seleto de pesquisadores em Física para discutir o ensino da disciplina no Ensino Médio. É esse o próximo desafio do professor Amadeu Albino Júnior, do Campus Natal-Central do IFRN.

No dia 15 de fevereiro, ele recebeu da Sociedade Brasileira de Física (SBF) o convite para fazer parte da “Comissão de Ações para Professores do Ensino Médio”. Um dos objetivos principais do grupo é recomendar ações à Diretoria da SBF para a melhoria do ensino de Física no ensino médio. A Comissão pretende também dar apoio ao Programa de Professores de Ensino Médio no CERN (Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear) e coordenar programas de cursos ligados a laboratórios avançados de Física. Além de Amadeu, farão parte da Comissão mais três professores e o secretário para Assuntos de Ensino da SBF, em um período previsto de dois anos (março de 2013 a fevereiro de 2015).

O professor Amadeu Albino tem ações relevantes para o aprimoramento do ensino de Física, como a criação do personagem Mago da Física para tornar mais lúdico e eficiente o processo de ensino-aprendizagem. O personagem gerou uma página na internet e um canal no youtube para a divulgação do conteúdo de Física. Participou também da criação do Clube de Ciências do IFRN e, em 2012, do CERN, Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear.

Segundo Amadeu, de 17 a 19 de março deste ano, o Clube de Ciências do IFRN participará de uma “Visitação dirigida aos centros de Ciências de São Paulo”, com a finalidade de discutir a construção de um Museu de Ciências Interativo no IFRN. Como representantes do Clube, viajam o professor Albino, a professora Maria da Glória do Nascimento (Biologia/Pau dos Ferros) e os professores de Física: Manoel Leonel (Natal-Central), Zanoni Tadeu (Natal-Central), Jacques Cousteau (Natal-Central),  Giovanninni Batista (Caicó) e Ricardo Rodrigues (Caicó).

Este ano, a Coordenação de Física do Campus Natal Central, da qual Amadeu Albino faz parte, será polo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). O curso será voltado, principalmente, para professores atuantes na disciplina, entre eles, os do ensino médio.