Ciência

Professor do Campus Natal-Central tem artigo publicado sobre "exoplanetas"

Publicação foi divulgada na revista "The Astropysical Journal"

Publicada em 13/05/2020 Atualizada há 12 meses

O professor Bruno Lustosa, da Diretoria Acadêmica de Ciências (DIAC) do Campus Natal-Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (CNAT-IFRN), teve o artigo “Análise espectroscópica e asterossísmica da estrela gigante vermelha HD 226808” publicado na renomada revista The Astropysical Journal(APJ), publicação indexada A1 (numa escala decrescente A1, A2, B1...C), com fator de impacto 5.580.

Segundo o professor de Física, atualmente têm sido desenvolvidas pesquisas sobre os “exoplanetas”: “A arqueologia galáctica tem se desenvolvido na ciência, devido aos novos rumos da habitabilidade de novo planetas, chamados de exoplanetas.  O foco é buscar sistemas solares semelhantes ao nosso, nos quais uma estrela possa ter planetas idênticos à Terra, com água no estado líquido. Uma gigante vermelha é uma estrela mais evoluída, comparada com o nosso Sol. Aqui, a evolução tem associação com idade e massa estelar, já a análise espectroscópica fornece informações sobre a composição química da estrela, das quais os dados podem ser utilizados para encontrar traços de compostos orgânicos. Para completar, a parte de sismologia estelar, asterossismologia, dá informações sobre o trânsito de planetas que giram ao redor de uma estrela. Nesse artigo, eu, juntamente com pesquisadores da UFRN e do Instituto de Astrofísica de Canarias (Espanha) e Istituto di Astrofisica e Planetologia Spaziali di Roma (Itália) analisamos a potencialidade dessa estrela nos critérios acima”.

O docente ressaltou a importância das parcerias acadêmicas para o desenvolvimento dos trabalhos científicos e também o potencial do IFRN enquanto instituição de Pesquisa: “Ter meu nome associado a outros artigos envolvidos em sismologia estelar, graças às parcerias acadêmicas, é muito bacana. Isso denota que o IFRN possui produto intelectual para fazer pesquisa de ponta em diversas áreas. Não podemos esquecer que nossa instituição é de Ciência e Tecnologia. Enveredar por esse rumo é sobretudo confirmar nosso cargo e função. Sou professor, mas me sinto convocado diariamente para a pesquisa de ponta. Novos horizontes do saber devem ser explorados, portanto, para que mais e mais pesquisas sejam feitas”.

Para finalizar, o professor Bruno Lustosa enfatizou o quão gratificante é o retorno da dedicação à pesquisa acadêmica e incentivou os alunos a darem o reconhecimento e se dedicarem também em projetos dessa natureza: “Receber a noticia de aceite e posterior publicação na APJ é um orgulho pessoal e institucional. Nossos alunos têm que se sentir orgulhosos em saber que há professores de alta qualificação nas mais diversas áreas da Pesquisa, e isso pode, penso eu, resolver o “gap” entre respeito, admiração e também valorização dos profissionais da Educação”. O docente é autor também do código em linguagem de programação que automatiza todas as funções símicas. O “Lets Analysis, Use and Report of Asteroseismology"(Laura em homenagem à filha dele) é um produto patenteado e faz parte da pesquisa de projeto regidos pelo  Edital nº 19/2019 – PROPI/RE/IFRN - Cadastro de projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos por servidores do IFRN

imagem-fonte(https://www.nasa.gov/sites/default/files/thumbnails/image/hubble-trappist.jpg)