Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Professor da antiga ETFRN é entrevistado no Memória Viva

Bosco Teixeira vai falar sobre vida pessoal, profissional e política

Publicada em 25/05/2010 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A memória dos professores da instituição centenária é uma das principais heranças históricas do IFRN. Bosco Teixeira (60), professor aposentado de Educação Física (1985-1996) na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (antiga ETFRN) vai ser o entrevistado do programa Memória Viva, da TV Universitária, com o jornalista Tarcísio Gurgel esta semana.

No programa o professor vai falar sobre sua história a partir da vivência pessoal, política e profissional. Bosco Teixeira iniciou sua vida política na Juventude Estudantil Católica. Ingressou, em 1968, no PCBR (Partido Comunista Brasileiro Revolucionário), durante o Regime Militar. Além disso, foi da comissão executiva do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) e re-fundador e presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em nível regional. Entre outras histórias, Bosco falará também sobre o momento em que foi preso duas vezes e sequestrado uma vez, ainda no regime militar (1969-1970). "Por este motivo, perdi os meus direitos políticos por dez anos, período em que fui exilado na Alemanha na década de 1980. Não tinha mais condições de viver aqui porque vivia sendo ameaçado", diz.

Presidente regional e nacional da Associação Norteriograndense de professores de Educação Física e da Federação Brasileira de Professores de Educação Física, Bosco Teixeira qualificou-se profissionalmente no exterior, em países como Alemanha, França e Espanha, além de cursos de aperfeiçoamento na Argentina.

Divorciado, pai de três filhos e avô de dois netos, hoje Bosco Teixeira é psicanalista clínico. Como herança de suas aulas, atualmente o professor relata que "exerce a natação como forma de buscar a saúde e melhorar a vivência corpórea" e faz uma pesquisa sobre a Copa 2014, realizada em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa do IFRN.

O programa Memória Viva será exibido nesta quarta-feira (26), a partir das 19h, com reprise domingo (30), às 11h da manhã.