Primeiro Gabinete Itinerante do ano recebe demanda de alunos e servidores

Publicada em 04/05/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A primeiraedição 2012 do Gabinete Itinerante no Campus Natal Central aconteceu hoje (04)de manhã, num encontro com os alunos, no auditório, e com os servidores, no miniauditório.

A iniciativa,criada pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODES), visaproporcionar um momento de integração alunos/servidores e gestores para discutirquestões administrativas, ligadas ao ensino, à pesquisa e extensão.

Na fala deabertura, o reitor Belchior de Oliveira Rocha justificou o evento: “É o momentoem que a Reitoria se faz presente no campus para conversar e ouvir sobre asconquistas e os desafios.” Falou sobre a iniciativa de implantação do projetoCampus Verde, afirmando que deve ser adotado por todos os campi e ressaltou aexpansão do Instituto, que contempla, hoje, 19 unidades, incluindo as três queestão em construção.

A respeito dessatemática ambiental, o professor José Arnóbio, diretor geral do Campus Central, anuncioualgumas ações em desenvolvimento na Instituição, como a preparação para a Semanado Meio Ambiente e a elaboração do Plano Diretor.

No final dasfalas dos diretores foi aberto um momento para os estudantes fazerem seuscomentários, sugestões e perguntas. Na ocasião, eles expuseram as dificuldadesencontradas nesses primeiros dias de aula, como a falta de professores paraalgumas disciplinas e problemas ligados à infraestrutura:  instalações hidrossanitárias, aparelhos de arcondicionado, limpeza, desperdício de recursos e equipamentos de informática.

A estudanteTaís de Medeiros Costa, do 4° ano de Controle Ambiental, convidouos alunos a refletir também sobre a responsabilidade de cada um no tocante aorelacionamento aluno/servidor: “Eu ressalto que o mais importante é que devemos agircom ética na nossa conduta cotidiana, exercendo nossa cidadania”, defendeu.

Gabin itinen 04_05-12 alunos

Em paraleloao encontro com os alunos, os servidores participaram de reunião liderada peloPró-reitor de Administração e os diretores de Gestão de Pessoas da Reitoria edo Campus Central. O cumprimento da carga horária dos servidores, os editais deremanejamento, a contratação de professores, a transparência no orçamento eaplicação dos recursos foram algumas das pautas de discussão.

G iti_04-05-12

Mais umavez, o professor Belchior proferiu palavras de motivação, clamando osservidores a “valorizar a instituição independente dos desafios e termos comoprioridade a qualidade dos nossos serviços, que tem como carro chefe o ensino”,concluiu.