Engenharia de Energia

CNAT realiza colação de grau do primeiro Curso de Engenharia do IFRN

Evento virtual aconteceu nesta terça-feira, 14/06, e foi marcado pela emoção de todos os presentes

Publicada em 15/06/2021 Atualizada há 1 ano

Nesta segunda-feira, 14/06, aconteceu a solenidade de Colação de Grau do Curso Superior de Engenharia de Energia 2020.2, do Campus Natal-Central (CNAT) do IFRN. A solenidade marcou a conclusão do primeiro curso de engenharia do CNAT, assim como do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. O curso é vinculado à Diretoria Acadêmica de Indústria (DIACIN),

Na ocasião, estiveram presentes para compor a mesa de honra virtual, o magnífico Reitor do Instituto Federal, professor José Arnóbio de Araújo Filho; o Diretor-Geral do CNAT, professor Jonas Gonzales Lemos; o Diretor de Ensino, professor Plácido de Souza Neto; o Diretor Acadêmico da Área de Indústria, professor Gilson Garcia; o Coordenador do Curso de Engenharia de Energia e Paraninfo da turma, professor Jacques Cousteau Borges; e o Patrono da área, professor José Adriano da Costa.

Após a formação da mesa de honra e da abertura do evento, houve a entrada virtual dos concluintes do Curso Superior de Engenharia de Energia: Gabriel Ramon de Brito, Hugo Gomes Ribeiro, Mateus Batista de Almeida, Thales Henrique Barros Cardoso e Ulysses Fernandes da Silveira. Após o ingresso dos concluintes, o evento teve seguimento com a escuta do Hino Nacional. Em seguida, houve o juramento protocolar realizado pelo concluinte Hugo Gomes Ribeiro, seguido de juramento coletivo de todos os demais formandos. “Invocando o nome de Deus e o testemunho de todos aqui presentes, prometo exercer com dignidade, amor e respeito à lei aos princípios éticos, a profissão que escolhi, dedicando-me ao serviço do meu país e da humanidade, assim prometo”. Gabriel Ramon foi convidado para fazer o requerimento da concessão do diploma de engenheiro aos concluintes. A concessão do grau, realizada pelo Reitor do IFRN e pelo diretor do CNAT, foi seguida de aplausos. O aluno laureado da turma foi o engenheiro graduado, Thales Henrique Barros Cardoso.

No evento, muitos agradecimentos, homenagens, retrospectivas em discursos emocionantes realizados por alunos e gestores, que contagiaram a todos os presentes, dentre concluintes, servidores, amigos e familiares dos novos engenheiros. Engenheiros como o recém ex-aluno, Mateus Batista de Almeida, que ressaltou, no discurso de orador, em nome de sua turma, os sentimentos de gratidão e dever cumprido “Em nome de todos os formandos, gostaria de agradecer, pois hoje finalizamos mais um ciclo em nossas vidas. A primeira frase que gostaria de ressaltar é: graças a Deus, por conseguirmos finalizar esse ciclo em nossa vida acadêmica. A todos os professores que participaram com empenho em nossas vidas, deixamos o nosso sincero obrigado por toda dedicação. Enxergamos não apenas professores, mas sim, amigos e exemplos que vamos seguir, em especial, gostaria de agradecer ao professor Cousteau, por tudo o que o senhor fez por nós. O senhor foi fundamental para o nosso sucesso e, por fim, graças a Deus, seguimos para os próximos episódios de nossas vidas com gratidão e o vigor renovado”.

Vigor e gratidão que tomaram conta do também engenheiro, o diretor do Campus Natal-Central, professor Jonas Lemos, em seu discurso emocionado, enfatizou que a vitória é conseguir concluir um curso na área de Tecnologia, especialmente de Engenharia, nessa Instituição: “Eu também sou engenheiro como vocês e há alguns anos, também participei de uma solenidade e senti o alívio que Matheus aqui retratou. Não é fácil fazer um curso na área Tecnológica, sobretudo e muito principalmente quando esse curso é de Engenharia e mais ainda quando se trata de um curso de Engenharia realizado no Campus Natal-Central do IFRN, o campus mais antigo dessa Instituição Centenária. Tenho certeza e absoluta convicção que todo esse aparente sofrimento também vai servir de guia, caminho e rumo para o futuro que vocês escolherem lá na frente. Eu gostaria sinceramente de vê-los ao nosso lado, para que a gente possa entregar o bastão, para que vocês sigam essa história centenária, reconhecida no mundo inteiro e muito prestigiada no Brasil. O IFRN passa por um momento muito difícil, mas temos uma Instituição firme, forte, vocacionada para prestar serviço à nossa comunidade, para formar profissionais de altíssimo nível. Desejo muita sorte nesse novo ciclo”.

Ciclo esse cuja trajetória foi relembrada e aplaudida pelo Reitor do IFRN, professor Arnóbio de Araújo Filho, que em seu discurso de encerramento, deu ênfase ao marco histórico de ser esse o primeiro curso de Engenharia da Instituição e de todos os desafios impostos pela “ousadia” desse pioneirismo que fez história: “Primeiro, queria, antes de parabenizá-los, agradecer por vocês acreditarem nessa Instituição centenária, no desafio de um novo curso, primeira Engenharia do IFRN. Quando temos um curso novo, a ousadia é maior ainda. Quero parabenizar os nossos engenheiros que, junto com Ernesto, compõem os primeiros engenheiros do IFRN. Vocês fazem parte dessa história, vocês colocaram os nomes de vocês nessa história”.

História essa que coleciona mais um capítulo de um caminho de referência centenária na educação potiguar, do Brasil e do mundo, com a colação dos primeiros e novos engenheiros do Curso de Engenharia de Energia do Rio Grande do Norte.

O evento foi realizado pela Coordenação de Comunicação Social e Eventos, por meio da plataforma virtual Microsoft Teams, com transmissão simultânea pelo canal do YouTube do Campus Natal-Central (ifrncnat).