ITNC realiza formatura de empresa incubada

Empresa permaneceu na incubadora por dois anos

Publicada em 28/08/2020 Atualizada há 1 ano

Foto: Jônatas Moura

Nesta sexta-feira, 28 de agosto, o Campus Natal-Central do IFRN sediou a graduação da empresa incubada Impetus. Participaram da formatura da Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC) Jonas Lemos, diretor do CNAT; Handson Pimenta, diretor de Pesquisa e Inovação; Claudine Carrilho, gestora da incubadora; Pablo Fernandes, assessor financeiro; Roberta Pires, assessora de comunicação; Matheus Quirino e Tiago Ribeiro, sócios da empresa; além da estagiária Jordana de Oliveira, do curso de Administração da UFRN. Os empreendedores da Impetus são do curso de Engenharia de Produção da UFRN e Tiago Ribeiro é também ex-aluno do curso de Edificações do IFRN.

Segundo Jonas Lemos, o papel da Diretoria de Pesquisa e Inovação é essencial ao amadurecimento das empresas incubadas: "A DIPEQ do Campus tem como missão, dentre outras coisas, incentivar, junto aos nossos alunos, o empreendedorismo. Para tanto, utiliza mecanismos como Hotel de Projetos e a incubação de empresas. O que presenciamos hoje foi uma espécie de maioridade da empresa, através de sua graduação, fruto do trabalho imprescindível da Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC)".

Essa é a primeira graduação de 2020. Atualmente a ITNC tem dez empresas incubadas, dentre elas estão: Ecotur, Apicultec, SolarZ, Flytech, Autobit, StartupsDays, Bellacy, Kestrategia e Easytour. De acordo com a gestora da incubadora do Campus Natal-Central, o processo de graduação ocorre por tempo ou por alcance dos objetivos: "A graduação é quando a empresa finaliza o processo, que pode ser por tempo, que são 36 meses, ou então porque ela tem resultados econômicos que fazem com que ela consiga sair da incubadora e ir para o mercado. Essa empresa, que trabalha com vendas, graduou-se com 2 anos, faltava ainda 1 ano para ela sair da incubadora".

A ITNC existe há 22 anos e já formou mais de 40 empresas. Como uma dessas graduadas, a Impetus, que iniciou a incubação em 25 de junho de 2018, surgiu através do sonho de jovens empreendedores, com a missão de "trazer ciência à arte das vendas e, através disso, criar uma experiência única e inovadora para os clientes". De acordo com Claudine Carrilho, "A empresa atendeu às expectativas que se espera de uma incubada, com equipe bem entrosada, de fácil relacionamento, com sócios de habilidades gerenciais, persistentes e sempre com disposição para buscar  novos desafios".

O diretor de Pesquisa e Inovação, Handson Pimenta, ressaltou os bons resultados da empresa e o compromisso da Instituição com eles: "Trata-se de um compromisso do CNAT/IFRN em pro da cultura empreendedora e de inovação. Ver uma empresa maturar e se graduar de forma antecipada e com resultados robustos é gratificante. Acredito que esse sólido resultado da Impetus foi fruto do foco e entusiasmos dos jovens empreendedores e do trabalho de apoio sistemático da equipe do ITNC/DIPEQ. Voem cada vez mais Matheus, Tiago e Jordana. Parabéns Impetus pela sólido resultado!!"

extensao