Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

DOUTORADO

PPGEP tem sua primeira defesa de tese

A apresentação ocorreu no dia 28 de abril

Publicada em 10/05/2022 Atualizada há 1 ano

Professora Vânia Nóbile é a primeira doutora do PPGEP.

No dia 28 de abril, o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) teve sua primeira defesa de tese de doutorado. Com o título "Avaliação da Trajetória do Proeja EMI nos Institutos Federais (2005-2020)", a professora Vânia do Carmo Nóbile, ancorada em pesquisas bibliográfica, documental e empírica e tendo como pressupostos as categorias do método do materialismo histórico-dialético, identificou quatro momentos na trajetória do Proeja, além de analisar as disputas que permearam sua implementação. 

Para Ana Lúcia Henrique, coordenadora do programa, esse é um momento histórico para o PPGEP. "Próximo a completar 10 anos de existência, o PPGEP tem sua primeira defesa de tese com um objeto de estudo muito caro ao programa: a educação profissional em sua interface com o ensino médio", declara a professora. 

O orientador e presidente da banca examinadora, o professor Dr. Dante Henrique Moura, conta que a tese é muito importante por fazer um diagnóstico das dificuldades dos 38 IFs na implantação do PROEJA EMI. "Além disso, a tese propõe ações visando superar essas dificuldades a partir da densa análise documental", pontua o professor. 

A professora Vânia expressa sua gratidão a cada pessoa que contribuiu em sua caminhada. "Ser a primeira pessoa a defender representou uma honra e ao mesmo tempo uma responsabilidade frente ao investimento que foi feito na minha formação acadêmica pelo PPGEP e pelo IFRN", diz a nova doutora.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas