Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

GESTÃO AMBIENTAL

Pesquisa que aplica Produção Mais Limpa em desmonte de rocha é escolhida entre os 21 melhores trabalhos em Congresso Nacional

Artigo de pesquisadores do PPgUSRN concorreu com 800 trabalhos recebidos para avaliação

Publicada em 09/09/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O desmonte de rocha utilizando substâncias explosivas para a produção de brita, usada, diretamente, na construção civil, constitui uma das atividades minerais no Rio Grande do Norte que tem provocado uma serie de impactos socioambientais.

A fim de minimizar esses danos, produzidos por vibrações, emissão de gases e poeira, ruídos, alterações visuais na paisagem, entre outros fatores, um grupo de pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável dos Recursos Naturais (PPgUSRN), do IFRN/CNAT, aplicou a ferramenta de gestão ambiental “Produção Mais Limpa” junto à Pedreira Minerações e Construções LTDA, situada em Macaíba, comprovando sua eficácia na melhoria da saúde e bem-estar do trabalhador e da população circunvizinha.

Agora, a pesquisa foi eleita entre os 21 melhores trabalhos, na área de Geologia e Minas, dentre os 801 recebidos para avaliação pelas comissões científicas das oito modalidades do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (CONTECC’2015), que será realizado em Fortaleza, de 15 a 18 de setembro.

A “Produção Mais Limpa” consiste em uma estratégia preventiva e integrativa aplicada a todo o ciclo da produção e visa aumentar a produtividade, assegurar o uso mais eficiente de matéria-prima, água e energia, reduzir as fontes de desperdícios e emissão e o impacto ambiental.

Intitulado “Aplicação da ferramenta de gestão ambiental Produção Mais Limpa no desmonte de rocha utilizando substância explosiva”, o artigo será apresentado na modalidade oral, tendo sido elaborado pelo Prof. Dr. Júlio César de Ponte, com coautoria do Prof. Dr. Valdenildo Pedro da Silva, da Profa. Dra. Vera Lúcia Antunes de Lima e do estudante de Mineração, Paulo Henrique Morais do Nascimento.

Com o tema “Sustentabilidade: água, energia e inovação tecnológica”, o CONTECC’2015 reunirá alguns dos principais especialistas nesta área de conhecimento, e de todas as áreas da engenharia e da agronomia, para discutir o cenário de suas realidades local e nacional e apontar caminhos para que as inovações se desenvolvam com técnicas e aplicação de pesquisas que tenham como objetivo aumentar o desenvolvimento do país.