Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa

Pesquisa do CNAT é apresentada em conferência internacional sobre Informática na Educação

Evento foi 28ª Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE)

Publicada por Romana Xavier em 12/12/2025 Atualizada em 12 de Dezembro de 2025 às 18:09

Pesquisadores do Instituto Federal do Campus Natal-Central do IFRN participaram da 28ª Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE), realizada nesta edição em Recife/PE, com a apresentação de trabalho científico oriundo de projeto de pesquisa desenvolvido no campus. O evento é reconhecido internacionalmente por reunir estudos e experiências inovadoras na interface entre tecnologia e educação.

Representaram o IFRN-CNAT o estudante Vitor Silva do Nascimento, do curso de Engenharia de Energia, e o professor Marcus Vinicius Araújo Fernandes, da DIACIN/CNAT, autores do artigo “Bridging Theory and Practice in Control Systems Teaching: Design, Implementation, and Validation of an Accessible Web-Based Educational Tool”. O trabalho resulta do projeto de pesquisa “SINTONIA – Sistemas Interativos para Teoria e Otimização no Nível de Interpretação e Aprendizagem”, cadastrado no Edital nº 01/2025 – PROPI/RE/IFRN.

A pesquisa apresenta o desenvolvimento e a validação de uma ferramenta educacional acessível, baseada na web, de código aberto e construída com Python e Streamlit, voltada ao ensino de Sistemas de Controle. A aplicação permite a simulação no domínio do tempo, análise de resposta em frequência e avaliação de estabilidade por meio de uma interface intuitiva, acessível em diferentes dispositivos. O resultado do projeto está disponível para uso público no endereço:
👉 https://projeto-sintonia-ifrn.streamlit.app/

Segundo o discente pesquisador Vitor do Nascimento, a participação no evento representou um marco em sua trajetória acadêmica. “Estrear em um evento internacional de pesquisa em engenharia, apresentando o fruto do nosso trabalho, gerou uma profunda satisfação pessoal e profissional, coroando o esforço de meses com o reconhecimento da comunidade científica, uma superação que só foi possível graças ao essencial apoio do Campus Natal-Central”, afirmou.

Para o professor Marcus Vinicius, os resultados evidenciam a qualidade da formação oferecida pelo Campus Natal-Central do IFRN. “O reconhecimento alcançado pelos pesquisadores do curso de Engenharia de Energia — como Vitor Silva do Nascimento e José Wilen Gomes Oliveira — são atestados pela comunidade científica por artigos de impacto, como esta publicação internacional e o trabalho ‘Google Colaboratory como ferramenta no ensino de controladores PID’, apresentado no CTRL+E 2025, em Fortaleza. Tais resultados refletem a qualidade da formação do IFRN, que integra o rigor dos Sistemas de Controle à inovação pedagógica para impactar diretamente a melhoria do aprendizado”, destacou, agradecendo ainda o apoio institucional que viabilizou o desenvolvimento dos projetos e a participação nos eventos.

Sobre o projeto SINTONIA

O projeto SINTONIA tem como objetivo investigar e promover o uso de ferramentas computacionais abertas, como o Google Colaboratory, no ensino de conteúdos fundamentais da engenharia, especialmente em modelagem de sistemas, sistemas lineares e sistemas de controle. A proposta adota metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e a aprendizagem entre pares, com desenvolvimento de notebooks interativos em Python, oficinas práticas, acompanhamento pedagógico e avaliação formativa. Entre os resultados esperados estão a criação de recursos didáticos digitais acessíveis, o fortalecimento do protagonismo estudantil e a disseminação de práticas inovadoras no ensino superior.

Destaques do artigo apresentado

O estudo aponta que a ferramenta desenvolvida superou limitações comuns do ensino tradicional e de softwares comerciais, como custos e barreiras de acesso. A validação com estudantes de Engenharia de Energia indicou 100% de avaliações positivas quanto à usabilidade, além de ganhos significativos de aprendizagem, com 62,5% dos participantes relatando melhor compreensão das relações entre estabilidade e frequência. Todos os estudantes recomendaram o uso da ferramenta, reforçando seu valor pedagógico e potencial para democratizar o ensino de Sistemas de Controle.

O artigo completo pode ser consultado nos anais do TISE 2025, disponíveis em:
📄 https://www.tise.cl/2025/doc/Actas_TISE_2025.pdf

Palavras-chave:
IFRN TISE CNAT Pesquisa