Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ciência dos Mares

"Papo de Água e Sal" convida estudantes do CNAT a mergulhar na ciência dos oceanos

Um bate-papo para além do oceano

Publicada por Romana Xavier em 03/02/2026 Atualizada em 3 de Fevereiro de 2026 às 14:34

O Campus Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) abre espaço, no dia 05/02, para conversas que atravessam mares, ciência e futuro. É quando acontece mais uma edição do “Papo de Água e Sal: Conversas sobre Oceano, Ciência e Futuro”, iniciativa do Laboratório de Estudos da Zona Costeira (LACOS/IFRN), desenvolvida no âmbito do projeto Saberes do Oceano.

Pensado para estudantes do IFRN, o evento foca em encontros informais como estratégia para aproximar o público jovem de temas contemporâneos ligados ao oceano, à zona costeira e às ciências do mar. O formato favorece o diálogo com convidados externos, estimula a curiosidade científica e amplia o olhar sobre trajetórias acadêmicas, possibilidades de formação e caminhos profissionais, além de apresentar as ações de pesquisa e extensão realizadas na área.

Nesta edição, a convidada é Malena Palmieri, que conduzirá a palestra “A aplicação da geofísica marinha na exploração de crostas de manganês”. A apresentação parte de sua vivência em um embarque internacional realizado durante a graduação, trazendo para o debate experiências práticas ligadas à exploração mineral marinha. O encontro busca aprofundar o conhecimento dos estudantes da área de recursos naturais, ao mesmo tempo em que apresenta perspectivas futuras de atuação profissional no campo das geociências.

Malena é Técnica em Mineração formada pelo IFRN e geóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com atuação no Laboratório de Geologia e Geofísica Marinha e Monitoramento Ambiental da instituição. Em 2025, realizou estágio no Serviço Geológico do Brasil e participou de um treinamento internacional promovido pela Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos, realizado no Oceano Pacífico, com foco na exploração de crostas ferromanganesíferas.

Além da trajetória acadêmica e profissional, a palestrante compartilha vivências relacionadas às geociências, à rotina profissional e ao autodesenvolvimento, atuando também como influenciadora digital na área.

Com o Papo de Água e Sal, o LACOS reforça o compromisso do IFRN com a divulgação científica, a formação crítica e com a criação de espaços de diálogo entre estudantes e profissionais que atuam na fronteira do conhecimento sobre o oceano e seus recursos — conectando ciência, território e futuro.

Palavras-chave:
Oceano Projeto Conhecimento Ciência

Notícias relacionadas