Palestra com superintendente do IBAMA marca manhã sobre meio ambiente

Educação Ambiental foi o foco do encontro

Publicada em 04/06/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Na manhã dessa segunda-feira,04/06, a partir das 10h, o Campus Natal Central reuniu alunos, professores eadministrativos, no miniauditório, para assistir a palestra do Superintendentedo IBAMA, Alvamar Costa. O objetivo do encontro foi compartilhar o trabalho deeducação ambiental realizado pelo IBAMA nos diversos municípios do RN edespertar os jovens para a importância da causa. Segundo Alvamar, “O IBAMA já vem namorando oIFRN há bastante tempo e acho que vai dar casamento, temos várias propostas quejá estão dando bons frutos e que precisam avançar. Nós, mais experientes,estamos passando o bastão da responsabilidade para vocês jovens. Não podemosabrir mão da luta ambiental. É fundamental o compromisso da juventude com oIBAMA e principalmente com o meio ambiente.”palestra SMA 2012

O encontro teve também a participação dodiretor do Campus Natal Central, professor José Arnóbio, do  diretor da ONG Baobá, Haroldo Mota, e do ambientalistaNivaldo Calixto. Na abertura, o diretor Arnóbio agradeceu a presença de todos e lembrouque o meio ambiente deve ser pensado não apenas durante essa semana “Bom dia atodos vocês, quero agradecer a participar de cada um e também dos membros damesa. Gostaria de lembrar que o meio ambiente deve ser pensado não apenas nessasemana, mas durante o ano todo. É uma temática que não se esgota e nem selimita a esses dias de agora”

Durante a ocasião, oSuperintendente do IBAMA destacou a importância da preservação de áreas como avia costeira de Natal, a reserva de mata atlântica presente no prolongamento daPrudente de Morais e também de áreas na região no Seridó. “O papel do gestorpúblico e de toda a sociedade é a causa do meio ambiente. Por isso aimportância de não permitir as edificações na região da avenida costeira eassim preservar aquela área que é da sociedade e tem uma vista maravilhosa.Outa região é no prolongamento da Prudente, onde temos reserva de mataatlântica que é da população e deve ser mantida, sem construções, para que hajaali um espaço para o público. Esses e outro trabalho como a preservação do RioPiranhas e o fechamento de matadouros irregulares são trabalhos feitos em proldo meio ambiente”

O evento, que teve como tema apreservação do meio ambiente, também marcou o lançamento do projeto “Árvores daPaz”, da ONG Baobá, cujo presidente é ex-aluno do IFRN do curso de Mineração “Estoumuito feliz. Eu sou ex-aluno da escola, do curso de Mineração e gostaria deagradecer o apoio do Campus. Nosso projeto, lançado hoje aqui com vocês,chama-se “Árvores da Paz” e planeja plantar 3 milhões e 200 mil árvores, em 167municípios, durante os próximos cinco anos. Nosso projeto visa além de plantar,  realizar um trabalho de educação ambientalcom as pessoas sobre como cuidar do meio ambiente. Ações como plantio de mudas,utilização do óleo de cozinha para produzir sabão, reaproveitamento de alimentopara nutrição saudável, entre outras. Para isso, precisamos de todos vocês.  Para multiplicar essa ideia, vamos sair nodia 08/06, com 3 ciclistas e percorrer 2.700 KM, levando essa mensagem. “

A mensagem da educação ambientaltambém foi lembrada pelo ambientalista e professor aposentado do IFRN, NivaldoCalixto. “Primeiramente, quero dar um abraço ecológico em vocês. Nós vamostransformar o bosque em um laboratório vivo. Hoje temos cerca de 700 e poucasárvores e queremos realizar o plantio de mudas para chegarmos ao número de 1000árvores. Convidamos também vocês alunos, em especial aqueles dos cursos deControle e Gestão Ambiental para participarem com a gente das experiências nobosque. Vamos deixar a escola totalmente arborizada. Nós estamos aqui todas assegundas, quartas e sextas, todas as manhãs e contamos com todos vocês”