Palestra aborda prontuário eletrônico e certificação digital em hospitais

Evento organizado pelo Navi aconteceu na manhã desta terça-feira, 13/08

Publicada em 13/08/2019 Atualizada há 1 ano

Foto: Edielson Teixeira

O Campus Natal-Central (Cnat) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) recebeu, na manhã desta terça-feira, dia 13 de agosto, o PhD em Neurofisiologia, cientista e biomédico, Renato Sabbatini. O evento, organizado pelo Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (Navi) do IFRN, ocorreu no miniauditório central do Bloco C do Campus Natal-Central e apresentou ao público os seguintes temas: “Prontuários Eletrônicos” e “Certificação Digital”.

O palestrante, Renato Sabbatini, abordou o contexto atual e a digitalização de prontuários  nos ambientes hospitalares. De acordo com ele, o prontuário eletrônico pessoal (PEP) é centrado no paciente e reúne todas as informações médicas da pessoa. Por isso mesmo, o cientista reforçou a importância da “confidenciabilidade”, “disponibilidade”, “privacidade”, “integridade”, “autenticidade”, “identificação” e “auditabilidade”, entre outros aspectos necessários ao novo contexto.

Durante a palestra, o biomédico falou sobre os níveis de segurança, mudanças na legislação brasileira e ameaças “hackers”.  No quesito de proteção das informações médicas, Sabbatini citou os níveis de garantia de segurança “NGS1” e “NGS2” como parâmetros para avaliar se o sistema possibilita a eliminação do papel e se possui ou  não “o padrão de segurança aumentada”.

O evento teve o objetivo de abordar a temática do “Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)”, tecnologia utilizada em instituições de saúde no registro, armazenamento e controle digital das informações dos pacientes. A partir dela, é possível reduzir erros, otimizar recursos, ampliar a segurança e aperfeiçoar o atendimento ao paciente. Já a “Certificação Digital” possibilita a troca segura de informações entre as duas partes, com a garantia de manutenção da identidade do emissor, da integridade da mensagem e, opcionalmente, de sua confidencialidade.

Renato Sabbatini é cientista, biomédico, escritor e empresário. Atualmente é presidente do Instituto Edumed e vice-presidente do Instituto Health Level Seven (HL7), ambos dedicados à educação e ao desenvolvimento na área de tecnologia em saúde. Além disso, Sabbatini é fundador e foi presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, além de um dos 100 Fellows Elect (Cidadão Eleito) da nova International Academy of Health Sciences Informatics, que reúne os maiores expoentes mundiais da área.