Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Cidades Inteligentes

Palestra aborda o desafio de integrar cidades inteligentes à sustentabilidade

Evento começará às 20h desta terça-feira, 02/06, através do "Google Meet"

Publicada em 02/06/2020 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Foto cedida

Nesta terça-feira, 02/06, a "Semana do Meio Ambiente IFRN 2020" vai promover palestra virtual com a professora do Campus Mossoró do IFRN, a arquiteta karisa Lorena Pinheiro. Com o tema "Cidades Inteligentes: O desafio de integrar inteligência e sustentabilidade", a palestrante apresentará o panorama dessa temática ao público inscrito, a partir das 20h, através da ferramenta "Google Meet". A palestra será transmitida ao vivo, através do canal dos alunos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Campus Natal-Central do IFRN (ESA-CNAT-IFRN) http://www.youtube.com/channel/UCeNbIDTTSjQ2yGXKw-43Kxg.

De acordo com a palestrante, que é Mestra e Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo, pela UFRN, serão abordados os seguintes contextos: "Compromisso ambiental das cidades conforme a ONU", "Clusters Tecnológicos", "Gestão Inteligente do Território", "Problemática Ambiental das Metrópoles e Cidades Contemporâneas", "Projetos Inovadores de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, em busca de Melhores Indicadores Ambientais", além de "Tecnologias Verdes Voltadas à Qualidade de Vida Urbana".

A apresentação visa estimular a reflexão dos participantes sobre as possibilidades de unir padrões sustentáveis a melhorias no modo de se viver: "Temos como objetivo refletir junto aos participantes do evento sobre diversos projetos urbanos que buscam altos padrões  de sustentabilidade e qualidade de vida, reduzindo os custos de quem mora nela. Outra meta é demonstrar, através de um estudo de caso brasileiro - Laguna (CE) - que é possível um projeto de cidade inteligente, acessível e inclusiva. Laguna é a primeira cidade inteligente social do mundo e está em implantação desde 2015".

Segundo a docente Karisa Pinheiro, sua palestra será estruturada de forma que o público inicialmente conheça um pouco de sua trajetória e, depois disso, assista à apresentação, que será realizada através de slides, além da transmissão de um vídeo em mp4. Ao final, haverá o momento destinado à interação com os participantes, oportunidade que os inscritos terão para fazer perguntas sobre a temática exposta.

Antes da palestra com a professora Karisa Pinheiro, haverá, às 19h, a apresentação da professora Judith Hoelzemann , cujo tema será: "Mudanças Climáticas e Qualidade do Ar: Ambiente Urbano - Projeto Klimapolis".

 

 

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas