Palestras sobre "Clima e Recursos Naturais" são promovidas pelo PPgUSRN

Eventos serão no dia 03/12, às 9h, na DIACIN e no dia 05/12, às 9h, na DIAREN

Publicada em 02/12/2019 Atualizada há 1 ano

Reinhart Job da Müenster é cientista e doutor em Engenharia Elétrica e Física

No dia 03/12, o Campus Natal-Central vai sediar, às 9h, no miniauditório da Diretoria Acadêmica de Indústria (DIACIN),  palestra, em inglês, sobre clima e recursos naturais. Proferida pelo professor Reinhart Job da Müenster, da University of Applied Science, a iniciativa é volta para os alunos de Engenharia de Energia e Eletrotécnica. O encontro é promovido pela Coordenação do PPgUSRN (Programa de Pós-Graduação de Uso Sustentável do Rio Grande do Norte), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

A palestra se concentra em problemas correlatos a temas que interessam diretamente à sociedade global: mudanças climáticas e recursos naturais. No que diz respeito às mudanças climáticas, será apresentada uma introdução ao principal entendimento sobre o tema. Dessa forma, serão abordadas questões como  as consequências e os problemas que podem ser excluídos no futuro próximo, além de temáticas como "recursos naturais limitados".

Do ponto de vista de pesquisa e materiais, o palestrante descreve o desenvolvimento das sociedades modernas. Na argumentação, ele traz para o público a relação do desenvolvimento da sociedade com o progresso da ciência e, especialmente, com o avanço da pesquisa de materiais. O pesquisador avalia que, futuramente, os recursos limitados terão forte impacto na evolução das sociedades.

Além deste evento, no próximo dia 05/12, às 9h, acontecerá a palestra “What is our problem with energy and resources?”, que será ministrada, também em língua inglesa, pelo professor Reinhart Job da Müenster, da University of Applied Sciences. A apresentação, que ocorrerá no miniauditório da Diretoria de Recursos Naturais (DIAREN), é também organizada pela Coordenação do PPgUSRN.

Com o tema "Clima e recursos naturais", a palestra tenta responder a duas perguntas: as sociedades modernas têm um problema real com o suprimento de energia? É possível fornecer o estilo ocidental de vida em um modo sustentável? A argumentação é que o desenvolvimento de sociedades é correlacionado ao progresso da ciência, e especialmente ao avanço de pesquisa materiais. Albert Einstein disse: "não podemos resolver problemas usando o mesmo tipo de pensamento que usamos quando os criamos".

De acordo com a declaração de Einstein sobre tecnologia e a economia do futuro, algumas mudanças grandes parecem ser necessárias. "Caso contrário, nenhum progresso significativo a longo prazo pode ser esperado para a  sociedade moderna, altamente tecnologizada, e isso é doloroso - um encerramento do espaço entre os países ricos e o mundo em desenvolvimento. A argumentação do alto-falante previa em princípios físicos básicos", enfatiza o professor Dr. Reinhart Job da Müenster.

Dia 03/12/2019 às 09h no miniauditório da DIACIN

Tema: Clima e Recursos Naturais