Opção pelo Espanhol cresce nas provas do Enem, diz conselheiro da Embaixada da Espanha

Publicada em 22/11/2010 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Começou estamanhã (22), no auditório do Campus Natal-Central do IFRN, a IV Jornada Hispânica,promovida pela coordenação do curso de licenciatura em Espanhol desteInstituto, evento que conta com cerca de 120 inscritos.

Na suaconferência de abertura sobre o ensino da língua espanhola no Brasil, oconselheiro de educação da Embaixada da Espanha, Angel Altisent Peñas, chamou aatenção para um fato que tem se tornado freqüente no país. Em 2009, cerca de40% dos alunos que fizeram o Enem optaram pela prova de espanhol como línguaestrangeira. Agora, em 2010, esse número elevou-se para 57%.

“Emboraindique uma progressão, não temos que atribuir esse resultado positivo aoespanhol”, alertou Angel. “Esses dados confirmam que os alunos têm muitadificuldade de aprender inglês e optam pelo espanhol pela proximidade com oportuguês”, argumentou.

Aconstatação, longe de ser pessimista, se baseia num diagnóstico do ensino doespanhol nas escolas brasileiras, que apresentam uma demanda de 8 milprofessores para o ensino médio ou de 23.500, se somada ao ensino fundamental.Segundo Angel, a presença do espanhol nas escolas é mais forte nas regiões Sule Sudeste, principalmente nos Estados que fazem fronteira com os demais paísesda América Latina.

Além dadeficiência de professores, o conselheiro atribui a pouca presença do espanholna rede pública brasileira a dificuldades de obtenção de carga-horária para adisciplina. “No Brasil, o aluno tem poucas horas de permanência na escola. Nessecontexto, é muito difícil incorporar uma língua nova, porque teria que tirar dacarga-horária de outra disciplina”, disse.

Apesardessas dificuldades, Angel apontou um crescimento da oferta de cursos deformação universitária docente em espanhol no país, especialmente nas regiõesNorte e Nordeste. Em 2009, eram 342 instituições em todo Brasil.

Oconselheiro lembrou, ainda, a colaboração da Embaixada da Espanha ao Brasil notocante à oferta de cursos de formação continuada de professores de espanhol.No ano passado, mais de 1600 docentes foram beneficiados com 23 cursos em todoo país; em 2010, cerca de 1820 já foram contemplados com esse programa.

Angel Penãsdestacou também a contribuição dos seis Centros de Recursos Didáticos emEspanhol, instalados no país, um dos quais no Campus Avançado da Cidade Alta doIFRN, inaugurado há um ano, sob a coordenação do assessor técnico daConselheria de Educação da Espanha, Juan Calviño.

Nele, professores e estudantes do idioma têm acesso a recursos da internet e a um acervo superior a 1.200 títulos, desde jornais e revistas da Espanha, livros de arte, manuais didáticos, dicionários, gramáticas, guias de viagem, filmes e muitos outros materiais. O Centro de Recursos Didáticos de Espanhol do Campus Cidade Alta funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h.

IV JornadaHispânica

Data: 22 e23/11/2010