Olimpíadas de Física tem inscrições até 19/05

Publicada em 13/05/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A primeira fase da Olimpíada Brasileira de Física 2011 acontece no próximo dia 21, com provas teóricas objetivas, no entanto, os estudantes do técnico integrado do Campus Natal-Central ainda podem se inscrever com o professor de física, Paulo Cavalcante da Silva Filho, pelo e-mail obf2011_ifrnnatalcentral@hotmail.com.

De acordo com o prof. Paulo, nessa primeira fase, não haverá treinamento dos participantes. Dependendo do resultado desta, se fará um calendário de preparação para as próximas etapas, que terão provas teóricas discursivas e, por última, prova prática, com experimentos em laboratório.

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinado a todos os estudantes do ensino médio (antigo 2º grau) e aos estudantes da última série (atual último ano) do ensino fundamental. Em 2010 a OBF está sendo realizada pela décima terceira consecutiva para os alunos do Ensino Médio e pela quinta vez para os estudantes do nono ano do Ensino Fundamental.

Por meio da OBF a Sociedade Brasileira de Física em colaboração com os vários Institutos e Departamentos de Física de Universidades Estaduais, Federais e CEFETs elaborou um projeto que, a exemplo de quase uma centena de países, visa usar as competições intelectuais como veículos capazes de despertar e estimular o interesse pela Física,  melhorar seu ensino,  incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas e prepará-los para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) como forma de comparar, neste nível, nosso ensino com o de outros países.

Fases da OBF

A primeira é realizada na escola de cada estudante e dela pode participar todo aluno inscrito no ensino médio e na oitava série (atual nono ano) do ensino fundamental.

A segunda fase é realizada em locais determinados pelo Coordenador Estadual e dela participam os estudantes que atingirem, na primeira fase, um número mínimo de acertos definido pela Comissão da Olimpíada Brasileira de Física (COBF).

A terceira fase é  realizada na sede da coordenação estadual e dela participam os estudantes que na segunda fase atingirem a nota mínima definida pela Comissão da Olimpíada Brasileira de Física(COBF).

Primeira fase: sábado, 21 de maio das 13h às 17h
Segunda fase: sábado, 13 de agosto das 13h às 17h
Terceira fase: Prova Teórica - sábado, 8 de outubro das 13h às 17h
Prova Prática - sábado, 8 de outubro das 9h às 11h30m

Serviço

Dados necessários para inscrição: Nome completo; Matrícula; Ano letivo e dois Telefones.
E-mail: obf2011_ifrnnatalcentral@hotmail.com
Prazo: até 19/05/2011