Espetáculo no céu
Observatório para ver a Lua será montado em Ponta Negra
O satélite estará em sua posição mais próxima da Terra no dia 10 de agosto
Publicada em 05/08/2014 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:02

O professor e astrônomo Antônio Araújo, presidente da ANRA - Associação Norte-Riograndense de Astronomia, convida a todos para observação da maior lua de 2014, no dia 10 de agosto (Dia dos Pais), na Praia de Ponta Negra. O ponto de observação será instalado no final da Rua Desportista José Leão de Oliveira, ao lado do Blue Marlin Apartments, a partir das 17h30.
Nosso satélite estará em sua posição mais próxima da Terra (em Astronomia, diz-se que a Lua se encontra no perigeu) e, além disso, em noite de Lua cheia. Na oportunidade ela poderá se apresentar até 14% maior do que o normal.
O grupo montará um posto de observação e fará explicações para o público. Também serão ministradas palestras e apresentados experimentos em que será calculado o diâmetro da Lua através do processo conhecido como semelhança de triângulos.
Quem poderá ver?
De qualquer ponto da Terra em que esteja com o céu limpo sem chuvas ou nuvens. Basta olhar para o horizonte leste (onde surge a Lua). Nossa visão será privilegiada, veremos a Lua cheia prateando o mar no Oceano Atlântico, mais precisamente na praia de Ponta Negra – cartão postal de nossa cidade, cunhada por Luís da Câmara Cascudo como a noiva do Sol. Porém quem vai nos prender a atenção será a lua.
Por que isso acontece?
Como a órbita da Lua em torno da Terra não é uma circunferência perfeita, mas uma elipse (uma circunferência achatada) em torno da Terra, a distância entre o planeta e seu satélite varia: o ponto de máxima distância é chamado de apogeu. Como estará mais próxima da Terra, naturalmente a Lua, que também estará em sua fase cheia, se apresentará mais brilhante. A distância média entre a Terra e a Lua é de 384.000 Km. No próximo domingo ela será de após ter alcançado o perigeu, que estará a 356 896 km de distância da Terra. A máxima distância entre a Lua e a Terra é de 406.000 km.