Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

MOSTRA DE TEATRO 2015.2

O Truque Final e Hermanoteu na Terra de Godah encerram edição

Dez companhias de teatro se apresentaram em quatro dias de evento no Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão do CNAT

Publicada em 11/03/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Foto: Pedro Jotha

No Campus Natal Central do IFRN, a sexta-feira (11) foi marcada pelas últimas apresentações da Mostra de Teatro 2015.2.

A "Cia Teatral Frenezi" foi a primeira a subir no palco, apresentando a peça 'O Truque Final', inspirada em Romeu e Julieta. No total, 16 pessoas do curso técnico em Mecânica participaram da produção.

A produtora e atriz Ana Beatriz detalhou que a obra gira em torno da história de duas famílias que têm um circo e, nesse cenário, é mostrado os horrores da sociedade. “O espetáculo é em torno do que é ou não é certo e, o preconceito que ignoramos”, salientou.

“A maior dificuldade foi conseguir trazer Romeu e Julieta para isso e montar um espetáculo que mostrasse realmente o circo e as deformações das pessoas”.

A aluna também comentou sobre sua personagem. “É uma governanta da casa que em outras épocas já teve contato com o circo e tenta impedir que a Julieta da história não vá para lá porque ela já passou pelo circo. Julieta quer ir para fugir do preconceito e lá é só o que tem”, conta. “As expectativas estão a mil, porque ensaiamos muito e esperamos que seja muito bom”, acrescenta.

A peça 'Hermanoteu na Terra de Godah', da "Cia Devassaria Teatral", encerrou as apresentações desta edição. Cerca de 14 alunos do curso técnico em Eletrotécnica compõem a companhia. O produtor Gabriel Maia falou da preparação.

“Trabalhamos o texto e a partir disso fizemos as alterações de acordo com as necessidades dos atores. Ensaiávamos duas a três vezes na semana, sempre tendo como base as dicas do professor Leandro”, detalhou. “É uma peça que precisa muito da dedicação dos atores e no começo essa foi a maior dificuldade”, completou o produtor.

Ele também falou da peça. “ Ela gira em torno de um peregrino que é enviado em uma missão por Deus e passa por diversas situações até o fim de sua missão”, relatou. Questionado sobre as expectativas, Gabriel disse “apenas risadas”, concluiu.