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O Trem Central e o seu trajeto: 1 ano da nova gestão do CNAT

A todo vapor, a locomotiva do CNAT segue levando educação de qualidade em cada vagão

Publicada em 31/03/2021 Atualizada há 1 ano

Por Romana Alves

2020 foi o ano do início da nova gestão do Campus Natal-Central, com a direção geral do professor Jonas Lemos. Junto com a mudança, uma nova equipe de gestores. Para todos, muitos desafios, especialmente no tempo atípico para toda a humanidade, marcado pela pandemia. Mesmo com as adversidades e obstáculos no caminho, o campus segue, trilho por trilho. O Trem Central continua em frente, levando em cada vagão seus docentes, alunos, administrativos e terceirizados. Com eles, esperança, dedicação, superação, ânimo, educação, cidadania. Um ano de percurso, pleno de muito trabalho e conquistas. A cada estação, a locomotiva ganha novas bagagens e muitos aprendizados.

De acordo com o diretor-geral do CNAT, o trabalho em equipe tem sido decisivo para seguir o caminho: “Ao longo desses meses, a Direção Geral do campus procurou, junto com as Diretorias Sistêmicas e Acadêmicas, planejar, coordenar e acompanhar todas as atividades desenvolvidas. Procuramos nortear nossas ações tendo como viés a justiça social, a responsabilidade administrativa e a transparência. Foram realizadas muitas mudanças e adaptações. Nossas atividades acadêmicas passaram a ser de forma remota. Enfrentamos uma sórdida intervenção. Mas, com o espírito centenário de união e senso colaborativo, não deixamos que nossa Instituição parasse. E não parou. Mesmo de forma remota, estamos atentos e trabalhando na formatação de um ambiente cooperativo entre nossa Instituição, o setor produtivo e o setor social. Temos um cenário pandêmico fora de controle. Além disso, estamos diante de uma redução orçamentária brutal, que vai exigir da Gestão ainda mais cautela, sabedoria e prudência na tomada de decisões”. 

Sabedoria e prudência nas tomadas de decisões que, uma a uma, foram pensadas e medidas, levando a caminhos frutíferos e integrados nas diversas diretorias como Administração, Ensino, Extensão, Pesquisa, Assistência Estudantil, Tecnologia da Informação e Gestão de Pessoas. Cada vagão no seu lugar, um encarrilhado ao outro, trazendo equilíbrio e firmeza ao trem do CNAT que, como o tempo, não para. Só avança, cada vez mais. Avanços que foram vivenciados de perto na Diretoria de Administração: obras de acessibilidade às diretorias acadêmicas e ao prédio principal do CNAT, através da construção de passarelas, rampas e escadas assim como a instalação de elevadores e plataformas, além da recuperação das estruturas metálicas e da biblioteca central, para garantir mais conforto e proteção ambiental ao público e ao acervo bibliográfico.

Na Diretoria de Ensino (DE), houve êxito na manutenção dos alunos, com índice de 71,4% de permanência. Essa taxa é obtida a partir do somatório da taxa de conclusão e da estatística de matrícula ativa regular. A taxa de matrícula por modalidade de ensino foi bem acima da meta anual de 57,1%, com 69,1%, evitando assim a evasão escolar, em período de muitas adaptações impostas pela pandemia. Outro resultado positivo da DE foi em relação à taxa de eficiência da Instituição com ocupação de vagas de 72% no ano de 2020, através do ingresso de estudantes nos cursos regulares.

Para a mesma direção, os resultados da Diretoria de Atividades Estudantis (DIAES) também apontam. Em plena pandemia, com tantas famílias de estudantes em situações de vulnerabilidade social agravadas pelo desemprego, o suporte dado aos discentes nas diversas áreas pela nova gestão do CNAT, através da DIAES, foi essencial. Dentre as ações, ofertadas aos alunos pela DIAES, estão: o Programa de Apoio à Formação Estudantil, com 200 bolsas disponibilizadas e o Programa de Alimentação, com 5.385 kits alimentícios entregues. Além deles, o Programa Auxílio Moradia, com 3 alunos contemplados até agosto de 2020 e o Programa de Auxílios Eventuais e Especializados, com benefícios diversos, dentre os quais:  fornecimento de óculos de grau, fardamento, exames médicos e compra de medicamentos.

A DIAES também proporcionou aos alunos o Programa de Bolsas de Cursos de Idiomas, com44 discentes beneficiados nos cursos da FUNCERN e ainda, o Programa de Auxílio Digital Emergencial, que contemplou 564 alunos com Auxílio Internet, 1.277 alunos com Auxílio para Dispositivo Eletrônico e 5 alunos com Material Didático. Os estudantes que não conseguiram o auxílio digital receberam como empréstimo 17 computadores do CNAT, para que pudessem participar das aulas virtuais. No tocante aos cuidados com a saúde física e mental dos estudantes, a diretoria também disponibiliza serviços de assistência. Através do Programa de Teleatendimento da Saúde, a gestão atendeu120 alunos no Setor Médico, de janeiro até os dias atuais, e o Programa deAtendimento Psicológico 140 alunos e 7 pais de alunos e servidores.

Os avanços abrangem todas as diretorias da nova gestão. Não foi diferente na de Extensão: 42 projetos, sendo 73% deles voltados à área social. Neles, houve um envolvimento de 2,9% dos discentes matriculados, 24,1% de professores e 5,1% dos técnicos administrativos. Com relação ao mercado de trabalho, 37 alunos foram encaminhados ao Programa Jovem Aprendiz e 108 direcionados aos programas de estágio. Ainda relativo ao mercado, foram realizadas 16 visitas às empresas e instituições, em busca de parcerias.

De acordo com Melquíades Pereira, Diretor de Extensão, “Conseguimos dar andamento aos nossos projetos de extensão, graças aos servidores, coordenadores e alunos envolvidos que superaram as dificuldades e realizaram as ações previstas. Da mesma forma, no nosso setor de estágios e egressos, elaboramos alternativas legais para resguardar a saúde dos nossos alunos que desempenharam práticas profissionais em formato remoto. Além disso, conseguimos desenvolver e alinhar parcerias com instituições externas como Tribunal de Justiça, Incra, Sethas, Secretaria Especial de Esportes, CREA-RN. Não paramos por aí, estamos realizando investimentos na nossa infraestrutura para que, no momento que voltarmos, estejamos prontos para voltar às nossas atividades, a todo vapor”

A todo vapor, segue também a Diretoria de Pesquisa. A DIPEQ, integrando os grupos de pesquisa “Laboratório de Pesquisa em Informática, Comunicação e Automação (LAICA)”, “Centro de Competências em Software Livre do IFRN”, “Grupo de Pesquisa em Building Information Modeling (GPBIM)” e “Núcleo de Estudos em Sustentabilidade Empresarial (NESE)”, assim como a instalação de um laboratório de prototipagem, o "CNAT Maker". A Diretoria atualmente conta com mais de 220 professores cadastrados em projetos. Sucesso extensivo ao processo de pré-incubação, através do “Programa Hotel de Projetos”, com edital lançado, seleção e participação de 5 grupos. 

Segundo Handson Pimenta, a DIPEQ foca em três grandes eixos: Grupos de Pesquisa, Pós-graduação e Incubação. Está sendo realizado o desenvolvimento de um diagnóstico sobre a produção científica, com levantamento de dados cadastrais dos pesquisadores, com análise do curriculum lattes, do índice de produção científica e atualização das publicações científicas em periódicos, assim como será implementada a "Menção de elogios" aos pesquisadores. Dentre as ações, foi realizado o Workshop de Pesquisa e Inovação, para promover a integração dos 11 grupos dos 25 projetos de pesquisa. No tocante à pós-gradução, serão realizadas novas parcerias com instituições nacionais e internacionais e fortalecimento dos programas de mestrado e doutorado. "É importante falar também sobre a aplicação e geração de conhecimento para solução de problemas do campus através do uso de recursos, tecnologia e ensino, via projetos. Outras ações são o incentivo à cultura empreendedora e a potencialização do programa de incubação, assim como o Concurso de Ideias, o CNAT Maker e o  Programa de difusão do empreendedorismo inovador".

Outra diretoria com muito o que comemorar foi a de Tecnologia da Informação (DTI). De acordo com o diretor Diderot Sampaio, as ações são muitas e servem de pilares que sustentam o trabalho e o ensino remoto: “Atividades como suporte a implementação de ambientes acadêmicos virtuais, ambientes para realização de atividades e reuniões acadêmicas e administrativas remotas, suporte ao teletrabalho (Home office) e principalmente parcerias com a gestão e outras diretorias, para prover aos discentes meios de se integrarem às aulas remotas, entre eles o Auxílio Digital, Auxílio Conectividade, levantamento e recuperação de computadores em desuso no campus para empréstimos. Nesse primeiro ano, também foram destinados esforços, em parceria com a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIGTI), para melhorias e expansão da infraestrutura de cabeamento lógico do campus, atendendo aos setores como Bloco D, Bloco C, Bloco E, Línguas Estrangeiras, infraestrutura para eventos nas quadras desportivas, além da execução de projetos de cabeamento na Diretoria de Ensino e no Setor de Compras. Outras ações realizadas nesse período pela diretoria, em conjunto com a Diretoria de Administração (DIAD) e Direção Geral (DG), foram relacionadas, principalmente, à aquisição de novos equipamentos para atualização dos ambientes acadêmicos e administrativos, tais como: computadores, projetores, pontos de acessos Wi-Fi e insumos para atualização e manutenção do atual parque tecnológico do IFRN - Campus Natal Central”.

Piuíí, piuíí....E assim, a locomotiva segue, com o maquinista e seus colaboradores, embarcando mais passageiros, levando outros a destinos promissores, sem nunca parar. Por onde passa, a maria fumaça mostra novos horizontes e muita força para mover essa engrenagem imprescindível à sociedade chamada Educação.

 

 

Palavras-chave:
ensino

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