Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SiSU 2021

"O que você quer ser quando crescer?": sonhos se tornam realidade nas listas de aprovados do CNAT no SiSU 2021

Estudantes do CNAT encontram na dedicação aos estudos o caminho para aprovação no exame

Publicada em 23/04/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Por Romana Alves

“O que você quer ser quando crescer?”, essa é uma pergunta que tantos jovens se fazem desde criança. A lista de caminhos é imensa: Direito, Geologia, Farmácia, Psicologia, Medicina, Engenharia Civil, Jornalismo, Engenharia Química, Arquitetura e Urbanismo, Letras, Audiovisual, dentre tantos outros cursos os quais os alunos aprovados no SiSU 2021, do Campus Natal-Central (CNAT) do IFRN farão parte. Foram 56 aprovados da DIAREN, 24 da DIACON, 23 da DIACIN e 25 da DIATINF, totalizando em 128 estudantes das diretorias acadêmicas do CNAT. Alunos que agora partem em busca de novos sonhos.

Sonhos esses cultivados em parceria com o CNAT e comemorados com a divulgação das listas de aprovados. Caso de Giovana Agnes, aluna do curso de Edificações: “Estudar no IF durante esses anos foi uma oportunidade imensa! Tive a chance de fazer ótimos amigos, estudar com professores extremamente qualificados e ter acesso a tantas outras riquezas do instituto. A sensação de saber da minha aprovação foi gratificante, um sentimento de dever cumprido, depois de muitos anos estudando, saber que toda a trajetória valeu a pena e que agora irei para outra federal aprender muito, assim como aprendi no IF”.

Aprendizados e lições que foram construídos e vivenciados por alunos, professores e diretores. Segundo o Diretor da Diretoria Acadêmica de Construção Civil (DIACON), Alexandre Spotti: “Tudo se iniciou no ano de 2017, todos muito jovens, com um desafio de estudar em uma escola técnica que une o ensino das disciplinas tradicionais com as disciplinas profissionalizantes. E no ano de 2020 tudo parou com a pandemia, tornando o desafio ainda maior, pois o quarto ano letivo necessitou seguir de forma remota. No início do ensino remoto, durante a semana de integração, fiz uma comparação com uma TRAVESSIA, todos os gestores, professores e alunos num grande barco rumo ao desconhecido, em uma jornada que precisava ser vencida. E o desafio ficou mais difícil no final. Com calma, paciência e muito trabalho cumprimos a travessia. Ficou a lição bem clara: “Só existe uma maneira de vencermos nossos desafios e realizarmos nossos sonhos: ESTUDO e TRABALHO contínuos”.

Dedicação contínua que contagiou os alunos e rendeu frutos que vão além das notas e do sucesso na aprovação em tantos cursos e instituições de ensino superior diferentes. Segundo Palloma Cunha, estudante de Mineração do campus, aprovada no Bacharelado em Matemática na UFRN, o sentimento de pertencimento ao IF é uma realidade: “O IF é um mundo novo e cheio de oportunidades. Pude expandir meus conhecimentos não só sobre as matérias técnicas e propedêuticas, mas também os conhecimentos de mundo a partir de palestras e rodas de conversas, por exemplo. Participar de olimpíadas nacionais, em nome do IFRN, também foram experiências enriquecedoras, que me permitiram criar e fortalecer laços ao mesmo tempo em que aprofundava conhecimentos em áreas específicas. É um orgulho poder dizer que sou fruto do IF e agora estou continuando minha vida acadêmica na UFRN, e espero colocar em prática tudo que pude aprender nesses quase 5 anos de instituição da melhor forma possível”.

Um possível que superou as melhores expectativas e todas as dificuldades em um ano de desafios, que vão muito além do exame: “Após um ano de muitos aprendizados em que todos tiveram que mudar as suas rotinas devido à Covid, o nosso reconhecimento é ainda maior”, enfatizou o diretor da Diretoria Acadêmica de Recursos Naturais, Alexandre Lúcio Dantas. Reconhecimento esse que a aluna Milena Vieira faz questão de levar consigo: “As vivências em sala de aula ajudaram na construção de um pensamento crítico que levamos para o exame (ENEM) e para a vida”.

Uma vida que está apenas começando, repleta de perspectivas e planos, mas também plena de memórias e agradecimento a uma Instituição que jamais será esquecida por Marjorie Duarte, aluna do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, aprovada em Ciências Contábeis: “É incrível como o IFRN se transforma num lar, não apenas pelas horas que passamos lá dentro, mas porque sentimos a grande rede de apoio e preparação para a vida adulta. A verdade é que o Instituto vai além do ensino e transforma nossas vidas, nos ajuda a entender melhor o mundo, capacita para que seus alunos alcancem voos cada vez mais altos e, consequentemente, melhore a vida ao nosso redor. Tenho certeza de que os alunos do integrado entram como crianças e saem como adultos responsáveis e maduros. Esse é o diferencial, porque não se ensina com livros, mas com experiências. Quando entrei fui avisada que "a aprovação na universidade é uma consequência do desenvolvimento no IFRN e não podia ser mais certo! Depois de um ano tão difícil, por inúmeros fatores, a aprovação na UFRN foi uma grande alegria. O IFRN faz parte de quem sou e, com certeza, vai fazer toda diferença no ensino superior. Só tenho que agradecer a todos os professores, coordenadores e diretores envolvidos”.

Envolvimento que vai desde os terceirizados até os diretores. Segundo o diretor da DIATINF, Allyson Amilcar, a alegria com a realização dos alunos é compartilhada por todos e é reflexo da educação completa e de qualidade que a Instituição oferta: “Nós recebemos os resultados do Enem sempre com grande alegria, pois muitos dos nossos alunos são aprovados, ano após ano. Isso nos alegra não só pela conquista pessoal de cada um deles, como resultado de seu aprendizado, mas também pela qualidade da educação que oferecemos, pois a aprovação no Enem não é o objetivo principal da nossa educação, mas sim a formação integral do estudante de caráter profissional e também propedêutica. E isso nos alegra muito”.

Alegria e sonhos que cresceram junto com esses meninos e meninas no Campus Natal-Central do IFRN. Muitos aprovados no SiSU 2021 sairão do IF para outras instituições, mas o IF para sempre habitará em seus corações, fazendo parte de quem eles são e dos profissionais humanos e competentes que se tornarão nessa nova jornada da vida: "O IFRN é uma aventura sem igual. Ele transforma meninos em grandes homens e meninas em grandes mulheres. É a junção de inúmeras peças, que juntas formam uma grande família. Eu entrei para essa família no ano de 2017. Vivi momentos incríveis! A cada aula, a cada professor que passou e deixou um pouco de si, formou o ser humano, que sou hoje. Eu escolhi o curso de Geologia, que virou muito mais que uma formação, e sim uma verdadeira paixão. Aprendi com meus professores princípios que carregarei por toda a vida. Aprendi o dom da empatia com o Grande e Saudoso Marcos Aurélio Maia. Aprendi a sensibilidade e a garra com o professor Rogério Vidal (Mal). Com o professor Otacilio entendi o significado de paciência e planejamento. Com o inigualável Alexandre Rocha da Rocha tive o prazer de ver paixão em cada palavra ministrada em sala de aula. Os amigos que fiz levarei para toda a vida. Muito mais que simples colegas de turma, somos irmãos, que sorriram, brigaram e por muitas vezes seguraram a mão uns dos outros durante um dia nublado de choro. A cada dia que passei nessa instituição fui acolhida como se estivesse na minha própria casa, e eu realmente estava. Por isso e por mais infinitas coisas eu sou eternamente Grata ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. O Meu IFRN", relatou em discurso emocionado a aluna Gorett Alaísya Lino, concluínte de Geologia no IF, aprovada em Letras Português na UFRN.

E assim, ano após ano, as alegrias se multiplicam, na certeza de que, os ensinamentos estão muito além dos resultados do exame. Confira as listas com os resultados do SiSU 2021 e as mensagens de congratulações das diretorias acadêmicas. Listas de aprovados DIAREN, DIACON, DIACIN e DIATINF.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas