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LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

O nosso curso de hoje é a Licenciatura em Matemática

09/07/2021 - O curso forma estudantes para atuar como docente nas áreas do ensino fundamental e ensino médio.

O nosso curso de hoje é a Licenciatura em Matemática

O Curso de Licenciatura em Matemática é uma das graduações ofertadas pelo Campus Natal-Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, através da Diretoria Acadêmica de Ciências (DIAC) do CNAT.
O curso forma estudantes para atuar como docente nas áreas do ensino fundamental e ensino médio. A graduação tem o currículo voltado tanto para os conteúdos, quanto para a parte pedagógica, com reflexões direcionadas às questões de ensino-aprendizagem, assim como a temáticas filosóficas, metodológicas, históricas e científicas relacionadas à área.
Para conhecer mais sobre o curso, o currículo, os objetivos e o mercado de atuação, confira na íntegra a entrevista com o Coordenador do Curso, professor Rafael Pereira de Melo.

Qual o objetivo e o público-alvo do Curso de Licenciatura em Matemática?
O Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, do Campus Natal-Central, tem por objetivo a formação de professores de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio.

Como o curso funciona? Como é estruturado o currículo do curso?
Nesse sentido, promovemos aos estudantes uma sólida formação em Matemática e uma visão ampla do papel do educador, através de reflexões sobre processo de ensino-aprendizagem, metodologias de ensino de Matemática e pedagogia em geral. Isto é possível, devido ao excelente quadro de profissionais do Instituto e à estrutura da matriz curricular do curso, distribuída em quatro núcleos de organização de conteúdos: Núcleo Fundamental, que compreende conhecimentos imprescindíveis à formação do profissional docente; Núcleo Específico, que compreende o domínio acerca dos conceitos fundamentais, das estruturas básicas e das metodologias de didatização da Matemática; Núcleo Epistemológico, que compreende conhecimentos acerca de fundamentos históricos, filosóficos, metodológicos, científicos e linguísticos propedêuticos ao desenvolvimento e à apropriação dos conhecimentos específicos e Núcleo Didático-pedagógico, que compreende conhecimentos que fundamentam a atuação do licenciado como profissional da educação.

Em que consiste o Curso? São quantos anos? Como é a carga horária?
São oferecidas anualmente 40 vagas no período diurno e quem pode cursar são os alunos que concluíram o Ensino Médio. O curso tem duração ideal de 4 anos e duração máxima de 8 anos. Egressos do curso de Licenciatura em Matemática do IFRN/CNAT ocupam posições de destaque dentro da carreira do ensino público ou privado e têm obtido sucesso em programas de pós-graduação (PROFMAT e/ou da área de Educação).

Em relação à Pesquisa e Extensão, quais as atividades desenvolvidas no Curso de Licenciatura em Matemática?
O nosso curso de Licenciatura em Matemática conta com alguns programas desenvolvidos pelos professores e alunos, como:
O Ciclo de Nivelamento em Tópicos de Matemática (CNTM) é um programa desenvolvido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Natal-Central, através do NUPEM – Núcleo de Pesquisas em Matemática. O objetivo da atividade é divulgar, discutir e trocar informações sobre temas concernentes à matemática, de modo a envolver estudantes de graduação e pós-graduação, professores universitários, estudantes e professores dos níveis fundamental e médio;
Núcleo de Pesquisa em Matemática (NUPEM) - Com o desenvolvimento de projetos de pesquisas com enfoque nos fundamentos teóricos e na construção do conhecimento matemático, ao longo do tempo, em conjunto com discentes e docentes do curso de Licenciatura em Matemática do IFRN, aprimoramos os processos de ensino de matemática, tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior. Em particular, nossa pesquisa interfere de forma positiva na formação inicial e continuada do professor de matemática, relativamente ao ensino e aprendizagem, capacitando-os para identificar e, sobretudo, utilizar a pesquisa de modo a agregar valor às suas atividades de prática docente.

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