Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

NOTA DE FALECIMENTO

O inverno frio de julho traz tristeza para a comunidade escolar

Faleceu, na manhã de hoje (9), professor José de Ribamar Silva Oliveira

Publicada em 09/07/2022 Atualizada há 1 ano

Homem de gestos simples, sorriso largo. Companheiro de trabalho competente, íntegro e portador de uma humanidade ímpar. Essas, entre tantas outras, eram qualidades do professor Ribamar. Com apenas 63 anos, o docente deixa em seu legado uma história de muitas páginas em um livro que cada um de nós, colegas de trabalho, amigos, alunos e familiares, pode acrescentar mais uma ou muitas outras páginas.

O professor Ribamar estava aposentado desde março de 2017, mas continuava trabalhando no que foi grande parte de sua vida: a docência. Ensinar, entre tantas outras ações que desempenhou em sua vida, talvez tenha sido a sua maior alegria. E esse legado ele deixa para muitos que tiveram o privilégio de aprender com ele e, mais adiante, dividir esse conhecimento como colegas de profissão, em nossa escola. Entrou no serviço público, como docente, em janeiro de 1985. No ano de 2005 chegou a nossa Instituição, para somar aos nossos quadros, toda a sua competência e doar sua contribuição. Durante toda a sua vida profissional na Instituição desempenhou várias funções administrativas, além da docência, e ocupou vários cargos de gestão. Na Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação (DIATINF) do CNAT, implantou o curso de Tecnologia em Redes de Computadores, sendo o primeiro coordenador do curso. Depois assumiu a diretoria acadêmica da área, em 2010. No Campus Parnamirim, ocupou o cargo de Diretor Geral durante um ano, quando seguiu para a reitoria, em março de 2012, para ser Pró-reitor de Ensino por 5 anos, na gestão do então reitor do IFRN, professor Belchior de Oliveira Rocha, período em que deu uma grande contribuição para o ensino do IFRN. 

O professor Belchior, que acompanhou todo o processo "desde a vinda dele lá de Serra Talhada/PE", até seus últimos dias, lamenta a partida do amigo: “O professor Ribamar partiu e agora está com Deus. Era uma pessoa muito querida por todos nós. Deixa uma grande lacuna”. Já o atual reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho, destaca a importância do trabalho do professor e se solidariza com todos os familiares e amigos neste momento de dor.

O professor Plácido Neto, Diretor de Ensino do CNAT, ex-aluno e colega de trabalho de Ribamar, fala com carinho e emoção: “professor Ribamar era um docente cuidadoso, comprometido, dedicado e um gestor leve. Sua liderança contagiava as pessoas. Até para dizer um não, ele era convincente. Sempre pensava muito nos colegas de trabalho e nos alunos. Mesmo depois de aposentado, ele costumava visitar a Diretoria de Informática, uma vez por semana. Era uma pessoa extraordinária: como gestor, como professor e como ser humano.”

Para o professor Felipe Aleixo, atual diretor da DIATINF e amigo do professor Ribamar, que dividiu em diversos momentos a gestão da diretoria de informática, declara emocionado: "José de Ribamar Silva Oliveira, para nós que convivemos com ele era, simplesmente, Riba. Um colega, um exemplo e, acima de tudo, um amigo. Enquanto professor, se esforçava e se comprometia em oferecer o melhor aos alunos. Enquanto gestor, enfrentava os problemas e desafios com seriedade, mas, também, com mansidão e serenidade. Sempre foi uma inspiração para todos nós que trabalhávamos com ele, por isso o chamávamos de Guru. Peço a Deus que ampare e console os corações dos familiares e amigos. Descanse em paz, meu amigo Riba."

“Ribamar era uma pessoa simples e de um coração enorme. Foi um professor de qualidades intocáveis e um colega de trabalho que acrescentava muito a todos que tiveram a oportunidade de trabalhar com ele”, declara o professor Erivaldo Cabral, professor aposentado e colega de trabalho.

A professora Marília Freire nutria um carinho especial e muita admiração pelo professor Ribamar e colega de trabalho. Para ela, “Riba, nosso querido Guru da DIATINF, foi um exemplo de grandeza, serenidade, trabalho, um ser de leveza e espiritualidade. Tenho muita gratidão por toda ajuda que recebi, pelo incentivo para fazer o doutorado, pela parceria quando fui sua substituta eventual na diretoria, pelo dia a dia compartilhado, pela amizade... Sua partida é dolorosa. A nós, fica a saudade e seu grande exemplo. Que Deus conforte sua família, amigos e a todos nós.

O professor Jonas Lemos, Diretor-geral do Campus Natal-Central, lamenta mais uma perda em nossa comunidade escolar: “Perdemos um Educador e um Gestor competente e dedicado, que exerceu com eficiência e leveza sua liderança. Era, sem dúvida, um grande ser humano e um profissional exemplar.”

O velório do professor Ribamar deverá ter início às 13h deste sábado, 9 de julho, na Sala de Velório 01, do Cemitério Morada da Paz, onde o corpo deverá ser sepultado, em seguida, às 18h.

A Direção Geral e toda a comunidade escolar do CNAT lamentam a partida prematura do professor José de Ribamar e se solidarizam com a família e amigos. Que todos possamos encontrar o conforto necessário para superar mais uma perda importante em nossa Instituição.

 

 

 

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas