Convênio

Parceria resultará em trabalho conjunto entre IFRN, Funcern e Sethas

A equipe do IFRN é composta por professores do Grupo de Software da DIATINF/CNAT

Publicada em 11/07/2020 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O diretor-presidente da Fundação de Apoio (Funcern) ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Jairo José dos Santos, e a titular da Sethas, Iris Oliveira, assinaram acordo de cooperação técnica para controle e gestão dos programas sociais como Programas Leite Potiguar e Restaurante Popular.

De acordo com o subcoordenador da ASSETI/Sethas (Assessoria de Tecnologia da Informação), Erick Miller Nobre de Souza, a equipe do Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia da Informação (NUDTI) vai desenvolver as soluções tecnológicas, conforme as demandas da Secretaria. “Ficaremos com a importante função de desenvolver o backend (tudo que roda em um sofware sem o usuário final ver) e o frontend (tudo que o usuário final consegue ver ou interagir) destas soluções sob a orientação dos professores do IFRN com relação a melhores métodos de implementação, de tecnologias e tipos de modelagem e arquitetura de sistema a serem empregadas”.

Pelo termo de cooperação técnica, a Sethas vai fazer repasse à FUNCERN, que incluirá bolsas para os professores e custeio de capacitação na área para a equipe do NUDTI. A equipe será composta por dez estagiários indicados pela instituição e por servidores que queiram se capacitar ou que utilizarão os produtos gerados pela equipe. Os estagiários atuarão em projetos relevantes com possíveis desdobramentos em artigos científicos, monografias, projetos de pesquisa, contribuindo ainda mais para ampliar a qualificação de formação no IFRN.

A assinatura do termo de cooperação técnica é fruto de processo iniciado em 2020, quando a Sethas fez uma pesquisa mercadológica com instituições públicas atuantes na área de TI. A todas as instituições foi apresentado um termo de referência para que estas pudessem manifestar interesse pelo projeto, mas somente a FUNCERN formulou uma proposta em tempo hábil para atender às necessidades da Sethas.

servidores