Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CONGRESSO INTERNACIONAL

Núcleo de pesquisa do Campus Natal-Central participa de congresso internacional

Evento foi promovido por universidade italiana

Publicada em 08/06/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

No período de 25 a 27 de maio o Núcleo de Pesquisa em Ensino e Linguagens (NUPEL) do IFRN marcou presença no Congresso Internacional de Alfabetización Académica: La Argumentación Multimodal (ALA 2022). O evento foi promovido pela Università degli Studi di Salerno, na Itália. 

O congresso foi presidido por um dos membros do NUPEL, o professor doutor José Manuel de Amo, da Universidad de Almería. Além disso, em reconhecimento a suas pesquisas na área de ensino de Espanhol como língua estrangeira, a professora doutora Girlene Moreira, uma das líderes do núcleo, foi convidada para ser a coordenadora do simpósio intitulado como "La competencia argumentativa em la enseñanza de español como lengua extranjera (E/LE) a partir de textos literários". 

Na ocasião, a professora Girlene apresentou parte dos resultados do projeto de pesquisa "Práticas letradas digitais no ensino e aprendizagem de E/LE" em desenvolvimento com a Universidad de Almería (Espanha), fruto do edital n°14/2022 - PROPI/ASERI/RE/IFRN. A apresentação contou com uma palestra intitulada "La argumentación y el tratamiento didáctico del texto literario em la enseñanza de español como lengua extranjera (E/LE)". 

Os únicos grupos de pesquisa do Brasil convidados a participarem do evento foram o NUPEL, coordenado pelas professoras doutoras Carla Aguiar e Girlene Moreira, e o GPLEER, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), representado pela líder Cleudene de Oliveira Aragão e pelo professor de espanhol do IFRN Campus Macau, Paulo Henrique de Moura. 

A programação do congresso contou, também, com conferências de pesquisadores internacionais de referência, como Charles Bazerman, George Landow e José Amo Sánchez-Fortún. Mais informações podem ser consultadas no site do evento.

Acesse:

Site do Congresso Internacional de Alfabetización Académica: La Argumentación Multimodal

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas