Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ARTES CÊNICAS

Núcleo de Arte abre inscrições para grupo de teatro Falas e Pantomimas

Ao todo, são 30 vagas abertas para estudantes interessados em participar do coletivo cênico

Publicada por Davi Silva em 27/03/2025 Atualizada em 27 de Março de 2025 às 17:35

O Núcleo de Arte (Nuarte) do Campus Natal-Central do IFRN abriu inscrições para novos membros do grupo de teatro Falas e Pantomimas. As vagas estão disponíveis até o preenchimento total, contemplando duas turmas de 15 participantes cada, sendo uma no turno matutino e outra no vespertino.

As atividades ocorrerão no contraturno dos estudantes para evitar impactos na rotina acadêmica. A turma da manhã terá encontros às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h, enquanto a da tarde se reunirá às quartas e quintas, das 14h às 16h. A data de início dos encontros será divulgada pelo perfil do Nuarte no Instagram (@nuarte.cnat).

Os interessados podem se inscrever por meio do formulário disponível clicando aqui ou no link ao final desta notícia.

Resgate histórico e impacto na formação profissional

Atualmente, professores do IFRN e ex-integrantes do grupo estão desenvolvendo o projeto Mise-en-scène da memória: a trajetória do grupo Falas e Pantomimas do IFRN (1993 a 2025). Coordenado pela professora Kalina Alessandra Rodrigues de Paiva (Campus Natal-Central), o projeto visa resgatar e documentar a história do grupo, especialmente o período inicial (1993-1994), sobre o qual há poucos registros.

A pesquisa conta com a colaboração dos professores Ana Luiza Palhano Campos Silva (Campus Santa Cruz), Abraão Lincoln Rosendo Frazão (Campus João Câmara) e André Luiz Rodrigues Bezerra, diretor-geral do Campus Lajes. O estudo já identificou que diversos ex-integrantes do grupo se tornaram professores de artes nas redes municipal e estadual do Rio Grande do Norte, evidenciando o impacto positivo do Falas e Pantomimas na formação profissional de seus participantes.

Falas e Pantomimas

Idealizado em 1992 pelo professor Francisco Farias e oficialmente registrado na então Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN), em 1993, o Falas e Pantomimas tem uma trajetória marcada por contribuições de diversos docentes e artistas. O grupo foi coordenado por Artemilson Lima entre 1993 e 1995, seguido por Maria Isabel Dantas (1995-2003), Abraão Lincoln (2004-2006), Márcio Rodrigues (em parte desse período) e Marinalva Moura (2007-2012). Após um período de inatividade (2013-2017), retomou as atividades em 2018 com Cleber Lima, sendo novamente interrompido pela pandemia de Covid-19, em 2020. Em 2023, o grupo foi reativado com a coordenação de Joelma Silfer, e em 2025, Arthur de Araújo assumirá a condução dos trabalhos.

Acesse:
Formulário de inscrição
Instagram do Nuarte

Palavras-chave:
Nuarte Falas e Pantomimas

Notícias relacionadas