Inclusão

Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais é inaugurado

Espaço será referência para estudantes e servidores com necessidades

Publicada em 12/12/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Foto: Brigida Fonseca

Nesta segunda-feira pela manhã, 12/12, foi inaugurado, no Campus Natal Central do IFRN, o Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE). O setor objetiva ser referência de apoio a estudantes e servidores que tenham necessidades educacionais específicas. A perspectiva inclusiva já é foco de trabalho do IFRN há anos e se concretiza a partir da estruturação desse novo espaço.

"As ações inclusivas já aconteciam, mas não tinha essa estrutura de trabalho. Nós, enquanto Instituição pública que somos, precisamos fazer o nosso papel. Por isso, o dia de hoje marca e concretiza a pedra fundamental dessa nova fase", disse o diretor geral do Campus Natal Central, Arnóbio de Araújo Filho.

De acordo com André Nobre, coordenador do NAPNE, é preciso que as pessoas saibam do potencial que possuem e da necessidade de acesso ao trabalho: " Eu sou servidor público, pois passei no concurso e hoje estou aqui exercendo esse trabalho, mas se não fosse eu, seria outro alguém também com necessidades específicas e capacidade de trabalho."

A coordenadora sistêmica do NAPNE, professora Larissa, falou da importância desse trabalho inclusivo e da necessidade que ele seja reproduzido em outros campi: " Falar em educação  inclusiva é interessante, porque na realidade, na minha opinião, toda educação por si só já era para ser inclusiva, trata-se de uma construção diária e essa experiência precisa ser replicada em outros campi do IFRN".